ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam novo refis para multas do Tribunal de Contas

Projeto busca facilitar e parcelar o pagamento de dívidas de gestores com a instituição

Leonardo Rocha | 11/12/2019 13:16
Deputados aprovaram o projeto na sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados aprovaram o projeto na sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram o projeto que parcela e renegocia multas aplicadas pelo TCE (Tribunal de Contas Estadual) a gestores, em Mato Grosso do Sul. A proposta ainda faz mudanças nas regras do Fundo Especial de Desenvolvimento e Modernização do Tribunal. A matéria segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O projeto permite o parcelamento de multas, que servirão para financiar o fundo, podendo reduzir o valor se houver o pagamento antecipado. Abre a possibilidade do débito em até 70 meses, com fixação de valores mínimos para fechar o acordo. A multa também poderá ser aplicada por meio eletrônico, com os devidos prazos para as partes envolvidas.

A falta de remessa de informações ao Tribunal irá custar 1 uferms (R$ 28,91) por dia e atraso, não podendo ultrapassar 30 uferms (R$ 867,30). Na hora do pagamento haverá a conversão dos valores em “reais”, aos gestores ou responsáveis.

“O novo projeto contempla nossos pedidos, dando até 90% de desconto para multas, o que atende aos pedidos dos gestores. Nosso pedido anterior era de isenção na cobrança de multas, em função de documentos entregues com atraso, mas o novo projeto trouxe grandes avanços”, disse o deputado João Henrique Catan (PL).

Fundo – Sobre as mudanças do fundo do Tribunal, está a extinção do Conselho Administrativo que tomava as decisões, que agora será conduzido pelo presidente do Tribunal de Contas, ocupando a função de gestor e ordenador de despesas.

O fundo terá manutenção e conta bancária específica, com contabilidade própria, separada do orçamento financeiro do Tribunal. Também abre a possibilidade para cobrança de crédito por meio de uma instituição bancária contratada.

Os recursos poderão ser usados em investimentos, obras e despesas de custeio, sendo proibido o pagamento de direitos ou vantagens pecuniárias aos servidores do Tribunal de Contas.

Nos siga no Google Notícias