ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados avaliam dois vetos do governador em sessão na Assembleia

Leonardo Rocha | 17/11/2016 09:13
Deputados apreciam dois vetos na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados apreciam dois vetos na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados irão avaliar na sessão desta quinta-feira (17), dois vetos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em relação a projetos aprovados no legislativo. A primeira matéria trata de direito do consumidor e a segunda é sobre punições e multas para quem vender a menores de 18 anos, produtos usados para fazer a droga "loló".

No primeiro caso, o governador optou pelo veto total, ao projeto de Cabo Almi (PT), que obriga as montadoras de veículos, a fornecer um carro reserva similar ao fornecedor, quando o cliente ficar impossibilitando de usar o carro, por mais de 15 dias.

A justificativa do governo é que a matéria não é privativa do executivo estadual, pois existe um Código de Defesa do Consumidor, que prevê a cedência do carro, em prazo de 30 dias. Por esta razão, existe um conflito entre o projeto e a lei federal, que rege sobre o tema.

Já no segundo caso, o veto foi parcial, pois o governo tornou lei a proibição de venda de produtos, usados para fazer a droga "loló", para menores de 18 anos, no entanto não concordou com os artigos que preveem multa de 1.500 a 10.500 uferms, para o comércio que infringir a lei, assim como a perda da sua inscrição estadual.

O governo alegou que estes itens são legislados pelo Governo Federal, assim como a aplicação da multa para os comerciantes, segue orientação contrária do Códio de Defesa do Consumidor. Os deputados podem manter ou derrubar os vetos, neste segundo caso, precisa ter o apoio da maioria absoluta da Casa de Leis, ou seja, 13 votos.

Nos siga no Google Notícias