ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados começam a votar a proibição da pesca de dourado em MS

Projeto irá passar pela primeira votação nesta quinta-feira

Leonardo Rocha | 06/04/2017 08:38
Deputados irão avaliar a proposta na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados irão avaliar a proposta na sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados começam a votar, na sessão de hoje (06), o projeto que proíbe a pesca do dourado por oito anos, nos rios de Mato Grosso do Sul. Nesta primeira avaliação, eles analisam a legalidade da matéria. A intenção é diminuir a escassez da espécie, para que haja um novo repovoamento do peixe na região.

O autor do projeto, o deputado Beto Pereira (PSDB), justifica que esta medida não vai influenciar na renda dos pescadores profissionais, já que, segundo ele, o dourado é apenas o oitavo na lista de espécies comercializadas no mercado. Ele ressalta que estas ações urgentes tentam evitar que o dourado seja ameaçado de extinção.

"Ele (dourado) é muito apreciado pelo seu sabor, por isso os cardumes têm ficado cada vez mais escassos em função da captura". Beto ponderou que já existem leis estaduais que proíbem esta pesca, no Paraná, Mato Grosso e Goiás, e que outros países como Argentina e Uruguai, também possui tais restrições.

Em Mato Grosso do Sul, ele citou as cidades de Aquidauana e Corumbá, que possuem legislações próprias sobre o assunto, também com a devida proibição sobre a captura. O projeto também proíbe comercialização, transporte, embarque e a industrialização da espécie, permitindo apenas a modalidade esportiva "pesque e solte".

Apresentado no final de dezembro de 2016, o projeto demorou para entrar em pauta de votação, já que foram realizadas algumas reuniões, debates e audiência pública sobre o tema, com profissionais da área e especialistas, para avaliarem como será esta proibição na prática e que consequências podem gerar.

Nos siga no Google Notícias