ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados de MS e região Sul querem Ferrosul no PAC 2

Redação | 17/03/2010 17:58

Os deputados federais Geraldo Resende (PMDB), Alex Canziani (PTB/PR), José Carlos Vieira (PR/SC), Henrique Fontana (PT/RS) e Beto Albuquerque (PSB/RS) se reuniram nesta quarta-feira com Gilles de Azevedo, chefe de gabinete da Casa Civil da Presidência da República, em Brasília (DF), para discutir a questão da inclusão da Ferrosul (ferrovia que ligará Mato Grosso do Sul à região Sul) no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, também participou da reunião, onde todos os presentes tiveram a confirmação de que a ministra Dilma Rousseff está empenhada na inclusão do projeto no PAC 2. Os parlamentares ressaltaram que os presidentes das assembleias legislativas de MS e dos estados da região Sul estão unidos em torno da retomada do papel do estado no planejamento e operação de ferrovias.

Parlamentares estaduais já haviam se manifestado com clareza, através do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul). Agora, as quatro bancadas federais estão juntas nesse processo.

Para o deputado Henrique Fontana, líder do governo Lula na Câmara Federal, a reunião com a chefia de gabinete foi positiva e serviu para reafirmar a diretriz do governo do presidente em recuperar e ampliar a malha ferroviária no país. Segundo ele, Gilles de Azevedo acolheu de forma positiva e compreende a importância estratégica da extensão da ferrovia.

Já para o deputado Geraldo Resende, o sistema ferroviário da Ferrosul vai atender todos os quatro estados. "Esta ferrovia será a solução de um problema que afeta os estados que produzem parte substantiva da riqueza do país e que sofre com os percalços na logística de transportes para chegar aos portos".

Conforme a carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul, a expansão dos trilhos, em bitola mista

Nos siga no Google Notícias