ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputados defendem punições mais duras para casos de "fake news"

Eles terão equipes para monitorar as redes sociais durante a campanha

Leonardo Rocha | 27/02/2018 13:20
Deputados Márcio Fernandes e Renato Câmara, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno;ALMS)
Deputados Márcio Fernandes e Renato Câmara, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno;ALMS)

Os deputados estaduais vão estar mais atentos para os casos de "fake news", na eleição deste ano. Eles defendem uma fiscalização mais efetiva da política federal e punições mais duras do ponto de vista jurídico e penal. Também irão se organizar para acompanhar as redes sociais e identificar as notícias falsas.

"Tenho uma equipe que cuida e monitora as mídias sociais e vão acompanhar qualquer informações falsa sobre nosso mandato e campanha. Acredito que é preciso ter penas maiores para quem comete este atitude, que tenham um rigor maior, já que não existe controle nas redes sociais", disse o deputado Márcio Fernandes (MDB).

Já Rinaldo Modesto (PSDB) ressalta que calúnias e notícias falsas podem "destruir uma reputação" e mesmo que a questão seja desmentida, dificilmente pode se dirimir o prejuízo. "São grupos de pessoas com textos apócrifos que se escondem atrás dos celulares e computadores". Para o tucano a investigação precisa ser eficiente e as punições mais duras.

Para Eduardo Rocha, líder do bloco do MDB, mudanças na legislação penal devem ocorrer a nível federal. "Uma difamação e calúnia atinge diretamente a família, que fica ofendida nestes casos. Se ocorrer comigo, levo a situação direto para delegacia".

Reclamações - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) também reclamaram ontem (26), durante agenda pública, que estas notícias falsas e ataques devem ocorrer mais neste ano eleitoral e que existem muitas pessoas que por interesses próprios e políticos, fazem críticas nas redes sociais, defendendo a política do "quanto pior, melhor".

O secretário judiciário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), Hardy Waldschmidt, também adiantou que os cuidados com o "fake news" vai ser prioridade da justiça eleitoral, neste ano. Este foco também será do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sendo confirmado pelo presidente da entidade, o ministro Luiz Fux.

Nos siga no Google Notícias