ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados prometem amplo debate antes de votar as taxas cartorárias

Projeto trata das mudanças das taxas em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 15/02/2018 12:17
Deputados José Carlos Barbosa, Cabo Almi e Junior Mochi (Foto: Assessoria;ALMS)
Deputados José Carlos Barbosa, Cabo Almi e Junior Mochi (Foto: Assessoria;ALMS)

Diante da polêmica levantada por algumas entidades, como a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS), os deputados prometeram que vão realizar um "amplo debate" sobre o projeto que trata das "taxas cartorárias", antes de levar a proposta à votação. A intenção é que haja reuniões setoriais e audiências públicas sobre o tema.

A OAB-MS emitiu uma nota na semana passada, alegando que caso este projeto aumentasse os valores das taxas, iria ingressar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a medida. Como resposta, o presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB), pediu que a entidade ao invés das críticas, viesse participar da discussão e debate do projeto.

"Teremos uma reuniões ampliadas e audiências, estamos abertos para receber as instituições para que elas possam contribuir e ajudar sobre o tema", disse o presidente, lembrando que a matéria já foi lida, mas sequer passou pelas comissões do legislativo.

Prazos - O deputado Beto Pereira (PSDB), líder do bloco tucano, ponderou que a matéria terá tramitação normal na Casa de Leis, cumprindo os prazos e sem qualquer pedido de urgência. "Vai ser uma discussão tranquila, ouvindo todos os lados, até para evitar polêmicas".

Para Cabo Almi (PT), o debate vai começar quando o assunto for avaliado na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). "Farei parte deste debate, e vamos avaliar com calma a questão, sem pressa, com o tempo adequado", disse o petista.

Intenção - As mudanças nas taxas cartorárias foram requisitadas por entidades da sociedade civil, que alegaram que o valor cobrado em Mato Grosso do Sul era superior em relação a outros estados. Desta forma, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) elaborou o projeto e enviou no final do ano passado.

A expectativa do setor empresarial é que os valores ficassem mais baratos. O presidente da Assembleia disse que vai montar uma comissão técnica para avaliar a matéria, e passar os detalhes da mudança aos deputados. "Também iremos ouvir os técnicos que fizeram o projeto no Tribunal de Justiça".

Nos siga no Google Notícias