ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Mochi vai criar comissão para avaliar projeto sobre taxas cartoriais

Presidente quer parecer técnico para saber o que mudou em relação as cobranças

Leonardo Rocha | 08/02/2018 12:27
Presidente da Assembleia, Junior Mochi, durante entrevista (Foto: Leonardo Rocha)
Presidente da Assembleia, Junior Mochi, durante entrevista (Foto: Leonardo Rocha)

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (MDB), afirmou que vai criar uma comissão técnica para avaliar o projeto enviado pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que trata das taxas cartoriais, em Mato Grosso do Sul. A intenção é detalhar e mostrar na prática o que muda na cobrança.

"O projeto tem inúmeras tabelas e valores referentes a diversos tipos de procedimentos nos cartórios, por isso temos que fazer um estudo e avaliar com calma a proposta enviada. Será montada uma comissão com técnicos para emitir um parecer ao legislativo", explicou Mochi.

Ele ainda vai pedir que os técnicos do Tribunal de Justiça que fizeram o projeto, possam comparecer na Assembleia para explicar os detalhes e mudanças, em relação ao que é cobrado atualmente. "Precisamos de muitas informações e explicações, antes de colocar a matéria para votar, vamos ouví-los depois do carnaval".

Outro objetivo é realizar audiências públicas com os poderes, associações e entidades da sociedade civil, para discutir o tema. "As taxas cartoriais incidem sobre muitos setores da sociedade, estas pessoas precisam estar dentro desta discussão".

Comissão - A comissão que será formada na Assembleia será técnica e não política. "Não terá deputados neste grupo de trabalho e sim profissionais que irão avaliar o projeto enviado, para depois repassar as informações aos parlamentares".

Desde o ano passado, o presidente da Assembleia divulgou que existiria uma discussão e produção de um projeto para reduzir os valores das taxas cartorias, que segundo o setor empresarial, estava mais cara do que muitos estados vizinhos.

O levantamento e produção do projeto foi feito pelo Tribunal de Justiça. Um percentual destas taxas cartoriais são repassadas para o Fundo de Aperfeiçoamento de instituições como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e a próprio TJ-MS.

Nos siga no Google Notícias