ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Proposta para reduzir taxas cartoriais fica pronta em agosto, diz Mochi

Leonardo Rocha | 14/07/2017 12:46
Junior Mochi diz que projeto fica pronto em agosto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Junior Mochi diz que projeto fica pronto em agosto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), afirmou que a proposta para reduzir as taxas cartoriais em Mato Grosso do Sul, fica pronto em agosto, restando apenas alguns detalhes que serão discutidos com o Poder Judiciário e as federações, que pedem mudanças nestas cobranças.

"Falta apenas alguns detalhes, faremos uma reunião na próxima semana com a Corregedoria Geral da Justiça, para discutir os termos finais e depois em agosto, quando estiver ponto, iremos chamar as federações para discutir as propostas", disse Mochi, nesta manhã (14), durante reunião na Assembleia.

Ele ressaltou que o projeto terá a participação coletiva tanto dos poderes - Defensoria, TJ-MS e Ministério Público - assim como das federações, que sofrem o impacto direto com as cobranças. "O assunto chegou até nós porque as taxas cobradas aqui, estavam mais caras do que outros estados, o que gerou reclamação".

Mochi lembra que estas taxas cartoriais é que financiam os fundos para investimentos do Poder Judiciário e demais poderes. "Todos ficaram abertos ao debate e a produção do projeto, pois ficamos sabendo que muitas empresas vão a outros estados para fazer escritura e outras ações, que poderiam ser feitas nos cartórias daqui".

Estudo - O presidente pediu um levantamento e estudo para fazer esta comparação dos preços cobrados em Mato Grosso do Sul, em relação aos demais estados. Ficou a cargo do ex-prefeito Paulo Duarte,responsável pela articulação política da Assembleia, ficar em frente deste projeto, tendo o devido contato com os poderes e instituições.

Após ser apresentado, o projeto segue para as comissões da Assembleia e precisa passar por duas votações no plenário, para depois seguir para a avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Nos siga no Google Notícias