ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados propõem mudar índice para reduzir valor de dívida com a União

Aline dos Santos | 05/07/2012 08:49
Grupo de deputados apresentou propostas para renegociar dívida. (Foto:Divulgação)
Grupo de deputados apresentou propostas para renegociar dívida. (Foto:Divulgação)

Um grupo de deputados apresentou ontem, em Brasília, propostas para renegociação das dívidas dos Estados e municípios. A reunião foi com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Os parlamentares pedem a redução do percentual de comprometimento da receita, hoje de 13%, para no máximo 9%, ajuste da taxa de juros e a substituição do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como índice de correção da dívida.

Representando Mato Grosso do Sul, o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) reclamou que a União retém 15% da receita estadual para pagamento da dívida, enquanto outros Estados pagam menos. "Praticamente R$ 2 milhões de reais são retidos por dia no Estado para o pagamento da dívida, quantia esta que poderia estar sendo investida em outro setor", afirma.

O senador Antonio Russo (PR) destacou que a renegociação é fundamental para devolver a capacidade de investimento aos Estados. Ele também afirmou que os contratos devem ser adaptados à nova realidade das taxas de juros, diferentes das aplicadas em 1998, quando houve a consolidação e negociação da dívida.

De acordo com a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), das 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, 25 são devedoras da União.

Nos siga no Google Notícias