ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados votam PEC que proíbe contratar agressores de mulheres

Projeto ainda estende a restrição para agressores de idosos e crianças que já foram condenados pela Justiça

Leonardo Rocha | 27/08/2019 08:44
Deputados vão votar projeto na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados vão votar projeto na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados votam na sessão de hoje (27), na Assembleia, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que proíbe a contratação de agressores de mulheres, crianças, adolescentes e idosos no serviço público estadual. Esta restrição estaria em vigor até o prazo de 8 anos após o cumprimento da pena à Justiça.

A proposta foi apresentada pelos deputados Zé Teixeira (DEM) e Carlos Alberto David (PSD), tendo a coautoria de mais sete parlamentares: Londres Machado (PSD), Pedro Kemp (PT), Eduardo Rocha (MDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), Marçal Filho (PSDB) e Antônio Vaz (PRB).

A primeira ideia era fazer esta restrição para os condenados na Lei Maria da Penha, no entanto a questão foi estendida aos agressores de crianças e idosos. O objetivo do projeto é que com estas punições administrativas, possam coibir a prática destes crimes, sendo mais uma medida de apoio às vítimas.

A questão gerou polêmica dentro da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), tanto que a votação ficou dividida, com três deputados contra: José Carlos Barbosa (DEM), Lídio Lopes (Patri) e Gerson Claro (PP) e apenas dois a favor: João Henrique Catan (PL) e Marçal Filho (PSDB).

Barbosa alega que a proposta é inconstitucional, porque traz uma “pena acessória” a estas pessoas, que não está prevista no Código Penal. Além disto, segundo ele, já existe a “Lei da Ficha Limpa”, que vai barrar estas pessoas condenadas de nomeações no serviço público.

Nos siga no Google Notícias