ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Dez anos após lei, Campo Grande exige declaração de bens de servidor

Zemil Rocha | 08/11/2013 15:24
Bernal publicou hoje o decreto com a nova exigência para os servidores muncipais (Foto: arquivo)
Bernal publicou hoje o decreto com a nova exigência para os servidores muncipais (Foto: arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) fez publicar no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta sexta-feira (8) um decreto que obriga os servidores municipais a apresentarem declaração de bens e valores que compõem seu patrimônio privado, como condição para o exercício de cargos ou funções na prefeitura. Conforme o decreto, de nº 12.226, a declaração deve ser apresentada na posse e atualizada anualmente, assim como entregue quando deixar a administração. A obrigação se dá de forma tardia, já que há previsão na legislação federal há mais de 10 anos.

A exigência atende à determinação da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92) e do Estatuto Municipal do Servidor Público (Lei Complementar nº 190/2011). O Art. 4º estabelece que as informações e os dados de que trata este Decreto serão prestadas diretamente pelo servidor no endereço www.capital.ms.gov.br/semad ou www.capital.ms.gov.br/servidor, através de sua senha individual.

A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, investimentos financeiros, participações societárias e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais localizados no País ou no exterior, e abrangerá, se existentes, os bens e valores patrimoniais do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependência econômica do declarante.

Há definição de prazos no decreto para cumprimento da nova obrigação para o servidor municipal da Capital. A atualização da declaração de bens, nos prazos previstos, é requisito para inclusão em folha de pagamento. A não apresentação da declaração acarretará a suspensão do pagamento até o seu efetivo cumprimento.

Excepcionalmente, no primeiro ano de vigência do decreto, a inclusão de informações sobre a declaração de bens e valores, referente ao exercício de 2012, será realizado no período de 20 de novembro a 13 de dezembro de 2013, conforme regulamento a ser emitido pela Secretaria Municipal de Administração.

Nos siga no Google Notícias