ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Dilma defende investimentos em logística nas regiões Centro-Oeste e Norte

Luana Lourenço, da Agência Brasil | 25/04/2014 14:52

Ao participar hoje (23) da inauguração de um complexo portuário da Bunge, no Pará, a presidente Dilma Rousseff defendeu investimentos na infraestrutura logística das regiões Centro-Oeste e Norte para superar a defasagem em relação ao Sul do país e aumentar a competitividade do setor agrícola exportador.

“Agora é hora do Centro-Oeste e do Norte, porque Sul e Sudeste têm desenvolvido sua infraestrutura. Precisamos que a produção acima do Paralelo 16 coincida com a logística acima do Paralelo 16. É uma imposição não só física, mas da lógica econômica, não tem cabimento escoar toda a safra pelo Sul ou pelo Sudeste do país”, avaliou.

Dilma destacou investimentos do governo, de empresas e parcerias público-privadas para investimentos em logística na região e disse que é preciso recuperar décadas de falta de aplicação recursos, principalmente em ferrovias e hidrovias.

“[Essas obras] serão determinantes para o aumento da produtividade dessas regiões, o aumento da competitividade, para o aumento do nosso saldo comercial e para descongestionar os portos do Sul e do Sudeste, levando a economia a uma maior eficiência e maior integração”, ponderou.

Dilma lembrou as mudanças na regulamentação do setor portuário, que o governo conseguiu aprovar em 2013, e disse que as novas regras já estão dando resultados com a ampliação de investimentos privados no setor.

“Removemos restrições que haviam ao investimento privado. Com isso, a partir da aprovação da lei, os investidores já se comprometeram com R$ 8,1 bilhões de novos investimentos em 18 terminais de uso privado. E é bom lembrar que estão em andamento processos de autorização para outros 32. Ao mesmo tempo, aceleramos os processos de concessão e arrendamento nos portos públicos, esperamos que o Tribunal de Contas da União aprove os editais até o início de maio”, listou.

Nos siga no Google Notícias