A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

25/04/2014 14:52

Dilma defende investimentos em logística nas regiões Centro-Oeste e Norte

Luana Lourenço, da Agência Brasil

Ao participar hoje (23) da inauguração de um complexo portuário da Bunge, no Pará, a presidente Dilma Rousseff defendeu investimentos na infraestrutura logística das regiões Centro-Oeste e Norte para superar a defasagem em relação ao Sul do país e aumentar a competitividade do setor agrícola exportador.

“Agora é hora do Centro-Oeste e do Norte, porque Sul e Sudeste têm desenvolvido sua infraestrutura. Precisamos que a produção acima do Paralelo 16 coincida com a logística acima do Paralelo 16. É uma imposição não só física, mas da lógica econômica, não tem cabimento escoar toda a safra pelo Sul ou pelo Sudeste do país”, avaliou.

Dilma destacou investimentos do governo, de empresas e parcerias público-privadas para investimentos em logística na região e disse que é preciso recuperar décadas de falta de aplicação recursos, principalmente em ferrovias e hidrovias.

“[Essas obras] serão determinantes para o aumento da produtividade dessas regiões, o aumento da competitividade, para o aumento do nosso saldo comercial e para descongestionar os portos do Sul e do Sudeste, levando a economia a uma maior eficiência e maior integração”, ponderou.

Dilma lembrou as mudanças na regulamentação do setor portuário, que o governo conseguiu aprovar em 2013, e disse que as novas regras já estão dando resultados com a ampliação de investimentos privados no setor.

“Removemos restrições que haviam ao investimento privado. Com isso, a partir da aprovação da lei, os investidores já se comprometeram com R$ 8,1 bilhões de novos investimentos em 18 terminais de uso privado. E é bom lembrar que estão em andamento processos de autorização para outros 32. Ao mesmo tempo, aceleramos os processos de concessão e arrendamento nos portos públicos, esperamos que o Tribunal de Contas da União aprove os editais até o início de maio”, listou.

Infraero terá novas regras comerciais para melhorias em aeroportos
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) terá que seguir novas regras comerciais nos aeroportos que administra, para torná-los...
Ministro Leônidas Cristino deixa Secretaria dos Portos
O ministro-chefe da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, deixou hoje (3) o cargo após conversar com a presi...
Dilma sanciona com vetos nova Lei dos Portos
A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (4), com vetos, a nova Lei dos Portos, que teve origem na Medida Provisória 595, aprovada pelo Congresso e...
Senado conclui votação e aprova MP dos Portos
O Senado aprovou há pouco, por 53 votos favoráveis, 7 contrários e 5 abstenções, o texto do projeto de lei de conversão (PLV) sobre a Medida Provisór...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions