ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Dilma vence disputa acirrada e PT governará o Brasil por 16 anos

Lidiane Kober | 26/10/2014 19:31
Dilma venceu uma das disputas mais acirradas da história
Dilma venceu uma das disputas mais acirradas da história

Dilma Rousseff (PT) venceu uma das disputas mais acirradas da história do Brasil e foi reeleita, neste domingo (26), presidente da República. Com a vitória, o PT vai comandar o Brasil pela quarta vez consecutiva e completará 16 anos no Palácio do Planalto.

Com 98% das urnas apuradas, a petista derrotou Aécio Neves (PSDB), com dois pontos percentuais de vantagem. Dilma obteve 51,45% dos votos válidos contra 48,55% do tucano. Ela obteve 53,3 milhões de votos, contra 50,3 milhões de Aécio.

Dilma e Aécio protagonizaram um das disputas mais acirradas da história do Brasil e repleta de troca de acusações.

Perfil - Da infância em Belo Horizonte ao Palácio do Planalto, ela percorreu um caminho que inclui a militância contra a ditadura, cargos públicos no Rio Grande do Sul e o comando da máquina federal no governo petista.

Filiada ao PT desde 2001, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição entre o último mandato de Fernando Henrique Cardoso e o primeiro de Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-se membro do grupo responsável pelo programa de Energia do governo petista.

Dilma Rousseff foi ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005, passando a ocupar o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil desde a demissão de José Dirceu de Oliveira e Silva, em 16 de junho de 2005, acusado de corrupção e condenado no caso do Mensalão.

No dia 20 de fevereiro de 2010, durante o 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, Dilma foi aclamada pré-candidata do PT à presidência da República. Em 31 de março, obedecendo à lei eleitoral, afastou-se do cargo de ministra-chefe da Casa Civil.

Em 2010, ela venceu as eleições presidenciais, no segundo turno, com 56,05% dos votos válidos, tornando-se a primeira mulher na presidência da República Federativa do Brasil.

Nos siga no Google Notícias