ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Discursando para tucanos, Eduardo Leite "convoca" governador de MS

Governador do RS é pré-candidato a presidente e ressaltou importância do chefe do Executivo

Nyelder Rodrigues | 11/09/2021 12:30
Militância do PSDB em MS compareceu em peso para o evento realizado na sede do partido, em Campo Grande (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)
Militância do PSDB em MS compareceu em peso para o evento realizado na sede do partido, em Campo Grande (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) ressaltou a importância do sul-mato-grossense Reinaldo Azambuja para o ninho tucano nacional e o "convocou" para a disputa eleitoral de 2022, quando encerra seu segundo mandato de governador e pode concorrer a cargos no Legislativo - como senador e deputado federal.

"Não vamos tolerar que o Azambuja encerre o mandato e vá para casa. O Brasil precisa de você. Te quero ao meu lado para transformar o País a partir de 2023", discursou Leite em Campo Grande, onde participou nesta manhã de evento relacionado às prévias do partido para definir o candidato a presidente da República.

Durante a fala, Leite fez questão também de ressaltar a importância e influência na gestão estadual do atual chefe de Obras e ex-secretário de Governo, Eduardo Riedel, tido como Plano A do PSDB para a sucessão de Reinaldo no ano que vem.

"O Riedel teve um grande impacto para o Estado conseguir se adequar a realidade que estava ali imposta, sendo um nome importante para essa gestão e, por isso, merece agora figurar como o nome ao Governo em 2022", frisa.

Eduardo Leite é governador do RS e é um dos principais nomes tucanos no país (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)
Eduardo Leite é governador do RS e é um dos principais nomes tucanos no país (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)

Já Reinaldo, que durante sua fala aproveitou para pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas que morreram em decorrência da covid-19, também destacou que bons gestores possuem predicados como os de Leite, que de acordo com ele teve a capacidade de recuperar o Rio Grande do Sul em vários pontos.

A fala do governador de Mato Grosso do Sul aconteceu pouco antes da fala do gaúcho, que confirmou ao público que o principal incentivador da candidatura dele nas prévias tucanas foi justamente Reinaldo. "Uma das melhores pessoas que conheci na política", elogiou Leite, sob aplausos e o balançar de bandeiras LGBTQIA+.

"Existe um clima de desconfiança que impacta negativamente no País. Precisamos de pessoas com o equilíbrio do Eduardo para enfrentar esse momento", afirmou Reinaldo, momentos depois completado por Eduardo Leite sobre a importância de se quebrar a atual polaridade vista na política nacional.

Segundo o gaúcho, se referindo ao bolsonarismo e ao lulopetismo, a polarização dividiu o Brasil em um campo político com projeto familiar, enquanto o outro já concorreu várias vezes e não conseguiu acrescentar nada.

Governador Reinaldo Azambuja foi peça central na pré-candidatura de Eduardo Leite à presidência (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)
Governador Reinaldo Azambuja foi peça central na pré-candidatura de Eduardo Leite à presidência (Foto: Eduardo Coutinho/Segov)

Demais presentes - Quem também discursou foi o secretário Eduardo Riedel, mais uma vez se posicionando contra a polarização política, dizendo que o Brasil não pode ficar refém dela. "O País precisa desse debate, dessa discussão, além desses dois polos que aparecem mais hoje. O Eduardo Leite aparece com propostas".

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, o presidente regional do PSDB, Sérgio de Paula, e o deputado federal Beto Pereira, ambos tucanos, assim como o prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo, também falaram à plateia em discurso dividido entre elogios à gestão Reinaldo e apoio à candidatura de Leite.

"Ele [Eduardo Leite] tem agora o trabalho de convencer a militância do PSDB nessas prévias a escolher por o nome dele e depois de convencer o Brasil inteiro a votar nele nas eleições. É um trabalho bastante difícil", frisa Corrêa.

Por fim, Beto Pereira salientou que missão do PSDB hoje é reorganizar o País diante da crise institucional em que se instaurou, enquanto Peluffo pediu para que Leite, em sua plataforma, coloque questões internacionais e de fronteira em pauta.


Nos siga no Google Notícias