Eleitor que não votou no primeiro turno pode justificar até 3 de dezembro
Falta no dia 4 de outubro não impede o eleitor de voltar às urnas para votar no segundo turno
Os 483.210 eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições Gerais deste ano em Mato Grosso do Sul podem justificar a ausência até o dia 3 de dezembro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A falta no dia 4 de outubro não impede o eleitor de voltar às urnas para votar no segundo turno, marcado para o dia 25 de outubro.
- Leia Também
- TSE confirma por unanimidade veto à candidatura de Jerson Domingos
- Após duas ações policiais no mesmo dia, UEMS proíbe manifestações políticas
A justificativa pode ser feita pelo celular, no aplicativo e-Título, ou no Autoatendimento Eleitoral – Título Net, disponível no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em ambos os casos, basta selecionar a opção “Justificar ausência”.
Se a justificativa for aceita, o registro aparecerá no histórico do título eleitoral. Caso contrário, será necessário pagar a multa de R$ 3,51 por turno.
Maior abstenção do País – Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de abstenção do País no 1º turno das eleições de 2026, com 23,87% do eleitorado ausente. O Estado aparece à frente do Rio de Janeiro, com 23,33% de abstenção, e de Minas Gerais, com 22,82%. São Paulo registrou 22,56%, seguido por Mato Grosso, com 22,21%.
A liderança é pela proporção de ausentes em relação ao eleitorado. Em números absolutos, São Paulo teve 7,68 milhões de pessoas que não votaram, enquanto Minas Gerais contabilizou 3,73 milhões e o Rio de Janeiro, 2,99 milhões.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


