A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/10/2012 18:12

Em 40 minutos de apuração, Capital conhece novo prefeito, Alcides Bernal

Fabiano Arruda
Alcides Bernal recebeu 270,9 mil votos. (Foto: Minamar Junior)Alcides Bernal recebeu 270,9 mil votos. (Foto: Minamar Junior)

O resultado da eleição que apontou Alcides Bernal (PP) como o novo prefeito de Campo Grande foi revelado com cerca de duas horas a menos que o estimado pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Por volta das 17h40, ou seja, cerca de 40 minutos depois da abertura das urnas, a Capital do Estado já conhecia seu novo chefe do Executivo Municipal. 

Foi quando a parcial apontava 86,5% das urnas apuradas, resultado que colocava Bernal com 62,91% contra 37,09% de seu rival, Edson Giroto (PMDB).

A estimativa inicial do Tribunal era que o resultado fosse divulgado até as 19h30.

Por volta das 17h50, a parcial apontava 98% das urnas apuradas. Bernal aparecia com 62,59% (265.637 votos) e Giroto com 37,41% (158.756).

Cerca de 20 minutos mais tarde, a totalização foi encerrada e o resultado final da eleição deu 270.927 votos para o progressista (62,55%) contra 162.212 (37,45%) do candidato do PMDB.

A vitória do progressista encerra um período de 19 anos de PMDB comandando o Executivo em Campo Grande, na primeira eleição em segundo turno que a cidade tem desde a eleição em que o atual governador André Puccinelli (PMDB) venceu Zeca do PT na disputa de 1996. À época, a diferença foi de 411 votos. 

Do rádio para a Prefeitura - Alcides Bernal nasceu em Corumbá e tem 47 anos. Advogado, é casado e tem três filhos.

A carreira política começou por meio do rádio, onde iniciou em 1992 e conquistou popularidade.

O primeiro mandato veio em 2004, quando se elegeu pela primeira vez vereador de Grande. Quatro anos mais tarde, recorde de votação na reeleição: 12 mil votos.

Em 2010, o progressista decide encarar a eleição para deputado estadual e, novamente, consegue votação expressiva. O primeiro mandato na Assembleia Legislativa vem com 26,1 mil votos.

Neste ano, Bernal se lançou como candidato à Prefeitura com o argumento de que tinha conhecimento que pesquisas, até de outros partidos, o apontavam, desde setembro do ano passado, na liderança da preferência dos eleitores entre possíveis candidatos a prefeito.

No período que antecedeu as convenções, sofreu acusações de que não sairia candidato por falta de estrutura financeira e de apoio político.

Meses antes da oficialização da candidatura, seu projeto foi colocado em dúvida por diversas vezes e a especulação de que ele seria candidato a vice de Edson Giroto (PMDB) foi a mais divulgada.

Depois de homologar a candidatura nas convenções do Partido Progressista, outra situação colocou dúvida: a ausência da escolha de um nome para compor a vice em sua chapa. Tanto que o anúncio ocorreu dias depois com a revelação do ex-vereador Gilmar Olarte, liderança evangélica na Capital.

Após sofrer a baixa do PSD, que se colocou ao lado de Bernal antes das convenções e, de última hora, oficializou apoio ao PMDB, Bernal encabeçou uma chapa pura para concorrer ao pleito.

Diante disso, novamente, a candidatura foi apontada como fraca e sem condições de vencer uma eleição que contava com outros seis adversários.

As primeiras pesquisas da corrida pela Prefeitura mostraram Giroto na liderança e Bernal na segunda posição, no entanto, aos poucos, a diferença foi caindo até que o progressista terminou o primeiro turno na liderança dos levantamentos para intenção de votos dos eleitores.

No dia da votação, o candidato do PP recebe 176.288 mil votos, o que corresponde a 40.18% dos votos contra 122.813 de Edson Giroto (27,99%), diferença de 53,4 mil votos.

E se o primeiro turno ocorreu em chapa pura, Bernal passa a contar com apoios de peso como PT, PPS e PSDB no segundo turno. Alianças feitas por conta do “pacto da oposição”, selado pelos candidatos em 30 de junho, que tinha o combinado de formar um bloco para enfrentar o candidato do PMDB.

Com a votação expressiva no primeiro turno, os apoios consolidados, e a igualdade do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão de dez minutos para ambos os candidatos, o progressista demonstrou, em vários momentos, tranquilidade e a segurança de que dificilmente perderia a eleição.

Tanto que sua candidatura resistiu a ataques, em forma de impressos ou vídeos, que o acusaram, entre outros fatos, de receber dinheiro por debaixo da mesa numa negociata.

Alcides Bernal assume como prefeito no dia 1º de janeiro e sua eleição quebra uma hegemonia de duas décadas do comando do PMDB no Poder Executivo da Capital.



CONFIO NO BERNAL E VEM DELCIDIO PARA GOVERNO...MUITO JOGO POLITICO POR AI...PARABENS E O BERNAL É O PREFEITO RSSSSS
 
Kellen Souza em 30/10/2012 00:46:03
Eu e minha familia estamos de luto, com o resultado das eleições, assim como estão de luto, todos aqueles que amam esta Capital.
Elegeram um inexperiente, um despreparado, e com isto, nossa Cidade Morena será administrada por uma panelinha, um punhado de oportunistas.
Perdoe este povo senhor, eles não sabem a besteira de fizeram.
 
VALDIR VILLA NOVA em 29/10/2012 08:13:41
sou giroto, mas o povo quis bernal e vida espero que de certo apesar de achar que fazer 40 anos em 4 e so para jesus cristo.
 
jane fernandes souza em 29/10/2012 08:09:04
Quanta ignorância nos comentários, fica claro o porque do populismo obter tanto sucesso no Brasil, o povão acha que tudo que acontece é ``vontade de Deus`` e ora para ``Deus abençoar os políticos `` que piada, Deus não tem nada ver com política, ele não vai melhorar em nada a gestão de um prefeito corrupto, saiam da igreja e vão para biblioteca povão, Deus já abandonou essa terra há muito tempo atrás, se você não fiscalizar e lutar por mudanças, nada irá ocorrer ou vocês acham que projetos como a lei de responsabilidade fiscal e a lei da ficha limpa foram ``vontade divina?``, no mais, péssima escolha feita por Campo Grande, candidato bom, realmente não tinha nenhum, só que dentre os presentes o Bernal era disparado o mais populista e a pior escolha.
 
Roberto Inzagaki em 29/10/2012 07:58:08
Vencedor das eleições 2012: Foi a POPULAÇÃO de Campo Grande; Debateram no Facebook, nos Sites, na Faculdade, no Trabalho, nos Jornais, entre amigos, no meio da FAMILIA. Os adolescentes debateram politica, as donas de casas, as secretarias...enfim ganhou o fortalecimento da DEMOCRACIA. Parabens ao BERNAL nosso futuro prefeito!!! Parabens a você morador de Campo Grande.
 
Tony Ueno em 29/10/2012 07:30:41
Srs., vamos torcer pela nossa cidade, torcer pelo bom Governo! Nossa cidade merece... Merece mais Industria, merece mais educação, merece mais saúde... Nossa cidade Morena é linda, e só falta um pouco mais de vontade politica, administrativa, para que sejamos uma cidade modelo. Nosso povo é bonito, nossas terras são fartas, nosso trabalho é digno... Enfim, precisamos acreditar. Não acredito em passo para tráz, em era Artuzi 2... Nada disso, precisamos acreditar no que é bom, cobrar, ir atráz de nossos direitos (mas também cumprir com nossos deveres), lutar pelas coisas certas. Pensamnto positivo! Alcides Bernal, bom trabalho! E que você seja, de verdade, um bom Prefeito. Que você cumpra com seus deveres! Vamos cobrar!
 
Alan Rodrigo Gugel de Oliveira em 29/10/2012 07:29:16
Alcides ganhou...e o Giroto??????
 
André Almeida em 29/10/2012 00:27:19
Parabéns Campo Grande, após (20 ANOS) Juvencio, André e Nelsinho (Bons prefeitos), mas alternancia é necessaria na DEMOCRACIA, para livrar vicios de gestão, deixamos claro que quem manda é o povo, teremos um novo prefeito! Parabéns Bernal, confiamos em sua proposta, trabalhamos pedindo votos para uma proposta convicente, por acreditar em você. Ganhamos. Lembre-se, REALMENTE ESTAMOS DE OLHO! Nos honre com seu excelente trabalho, Deus o ilumine! Senhores vereadores também estamos de olho em vocês, trabalhem em conjunto para fazer um bom trabalho que realce os interesses coletivos, sem picuinhas politicas para progresso da minha, da nossa cidade. SUCESSOOO BERNAL...
 
Claudiney Carvalho em 28/10/2012 23:29:26
Que bom que Bernal foi eleito, pelo menos vamos ver agora nesses 4 anos se realente ele mereceu o voto de confiança que lhe demos.
Campo Grande ficou com o mesmo partido por 16 anos e as coisas boas ficaram centralizadas somente em algumas partes da cidade, isso é muito pouco para esse tempo todo, só fizeram isso, como um partido desse queria mais 4 anos para fazer o que não fizeram em 16 anos. Os bairros mais afastados estão lamentáveis, sem asfaltos, iluminação...
O transporte coletivo muito precário, seria muito bom que o Bernal colocasse ar condicionado nos ônibus, a população agradeceria.
Fica a dica Bernal, e o recado ao partido do Giroto, da próxima vez, façam melhor pela sua cidade, pensem na população e no que ela precisa.
 
PATRICIA QUEIROZ em 28/10/2012 23:21:09
O poder que emana do povo foi demonstrado com a escolha da maioria! Vamos esperar os 4 anos e ver o que sera feito pela nossa Campo Grande.
Cabe a nós fiscalizarmos e cobrarmos dos nossos vereadores, deputados, prefeito e governador que eles trabalhem cada vez mais para o bem de toda a sociedade!
Tivemos durante muito tempo as mesmas pessoas no poder, estamos dando a oportunidade de conhecer outra administração!
Estou torcendo que melhore cada vez mais!
 
Maria Denalva Soares em 28/10/2012 22:40:56
O parabéns deve ser para o povo da nossa querida Cidade, pela inteligência e coragem de votar pela mudança, chega obras mal feitas, somos um povo livre...e não concordo com o amigo que disse no comentário anterior que o Campo Grande News, ficou imparcial, não ficou não, mas isso faz parte de um sistema.....
 
willian de almeida ferreira freitas em 28/10/2012 22:28:36
eu tbm acho que Campo Grande já era, ainda bem que eu não precisarei sofrer com o descaso de um cara como o Bernal
 
ely monteiro em 28/10/2012 22:04:24
vamos ver se o cara de pau vai fazer alguma coisa desta vez
 
Ely monteiro em 28/10/2012 22:02:46
Primeiramente Parabéens Bernal booa sorte mude Campo Grande para melhoor' Que Deus ilumine seu caminho....
Senhor Antonio Mendez se Campo Grande vai sofrer, nós teremos daqui 4 anos para mudar de prefeito..
 
Mayra Freitas em 28/10/2012 21:49:51
Parabens BERNAL.......PARABENS AOS CAMPOGRANDESES.........
 
Elaine santos em 28/10/2012 21:24:25
Parabéns, permita-me chamá-lo galo -véio, Nosso Prefeito, sou gaucho de nascimento , colorado de tradição e Alcides Bernal por opção, Fazem 8 anos que resido neste estado e tenho o orgulho de dizer que faz falta um politico como o sr. Olivio Dutra, mas graças a Deus, tivemos a honra e a satisfação de derrubar o continuismo neste estado do MS, agora Sr, Alcides Bernal nosso Prefeito eleito, faça JUS a confiança e oportunidade que o povo campo Grandense esta lhe dando de bandeija. Faça dessa honra e oportunidade o seu maior desejo de transformar Campo Grande , para todos. esta vitoria é de todos saiba aproveitar o momento e ser um politico diferenciado, Campo Grande precisa entrar no rumo e o Sr. Alcides Bernal tem a chance de transformar sonhos em realide
 
Luciano Andre Pereira em 28/10/2012 21:05:56
Parabens ao novo prefeito Bernal! Deus te de sabedoria para governar bem nossa cidade. na verdade o povo não conhece o bernal, no entanto o voto a ele, foi um grito de mudança que campo grande precisava. espero que o novo prefeito faça valer o grito do povo e governe com sabedoria.
E ao povo, cabe esperar na paciencia para que o novo prefeito faça um bom trabalho. Deus abençoe o novo prefeito!
 
roberto santos em 28/10/2012 20:59:10
Parabéns....Campo Grandenses ate que enfim vamos começar uma nova era, acredito no novo PREFEITO, achei os comentários muito pessimistas, a vitoria foi bem expressiva, significa que o povo esta realmente com muita sede de mudança.
 
Benilva Paim em 28/10/2012 20:55:18
A concordância e da maioria do povo, parabéns Prefeito Alcides Bernal, estarei intercedendo nas minhas orações. Que tenha sabedoria e inteligência para administrar a Prefeitura de Campo Grande MS.
 
luiz carlos medina em 28/10/2012 20:33:15
À vitória de nosso novo prefeito significa que à população de Campo Grande está ligada, o fato de ter havido essa diferença de votos não significa que nosso novo prefeito está com tudo, significa que "ESTAMOS DE OLHO", quem faz nossa cidade somos nós, precisamos deixar de ser acomodados e nos mexer, cobrar, mudança de governo ótimo, por que nós precisamos, queremos resultado VAMOS COBRAR, meu voto foi vencedor, por que quero esta mudança e pode saber, ESTOU DE OLHO, "TODOS DEVEMOS ESTAR". Nós dependemos disso, estamos atrasados de mais em comparação a outras cidades, que NEM SÃO CAPITAIS, isso não é invensão minha Pesquisem, "FIQUEM DE OLHO".
 
Gilson Gomes em 28/10/2012 20:28:43
Sr. juvenil marques, finalmente um comentário decente de se ler.

O povo esquece que do mesmo jeito que tem poder pra colocar lá tem o poder para tirar, sem essa de candidato populista, Getulio Vargas foi um Presidente populista e graças a ele os trabalhadores tem carga horaria a cumprir e não pode receber menos que o salario da classe ou o minimo.(criador da CLT)

Tá ruim com Bernal? proteste na rua até ele renunciar (o que não irá acontecer por pior que ele seja) ou devolva nas proximas eleições que já sabemos 1 dos candidatos.

Acredite no poder que tem em suas mãos (titulo) e parem com o pessimismo,
 
Marcio Brunholi em 28/10/2012 20:20:23
Sr. Prefeito.....Bernal.....Sucesso na nova empreitada..........Deus ilumine sua administração...se vc chegou até aqui é.... porque tinha que ser voce na vontade de Deus....parabens.
 
Madalena C. Mello em 28/10/2012 20:16:44
Assim como Sr. Luiz Carlos também quero parabenizar o Campo Grande News, pela imparcialidade e responsabilidade com que trata os assuntos relacionados a nossa bela Campo Grande e principalmente pela oportunidade que nos da para expressar nossas humildes opiniões neste espaço. um grande abraço a todos.
 
juvenil marques em 28/10/2012 20:10:45
Politica é isso aí, votei Girtoto, perdi, a maioria dos eleitores preferiram o Bernal, temos que respeitar a vontade da maioria, e não adianta ficarmos torcendo contra o novo prefeito, isso é torcer contra nossa cidade, vamos esperar que ele consiga cumprir suas promessas de campanha e que faça uma boa administração, só espero que ele não entregue a prefeitura nas mãos dos petralhas, outra coisa que temos de raciocinar é que daqui a 4 anos o próprio Bernal volta a ser cobrado pelas urnas, se fizer boa administração com certeza vai ter o aval para continuar, caso contrario elege se um novo mandatário para a cidade, na politica prevalece um velho dito "cada povo tem o governo que merece" e sinceramente torço para que este seja bom.
 
juvenil marques em 28/10/2012 20:04:05
Espero que os próximos 4 anos não seja tempo suficiente para que Campo Grande volte a idade da pedra....... Vai ser tenso o negócio. Mais um governo populista com apoios inescrupulosos!!!
 
Edivaldo Tejo em 28/10/2012 19:11:45
É triste ver tanto negativismo..... :-/
 
Leticia Queiros em 28/10/2012 19:09:12
NA REALIDADE NÃO HÁ VENCEDORES OU VENCIDOS. GANHA A DEMOCRACIA. E A VONTADE DA MAIORIA DEVE SER RESPEITADA E O NOVO PREFEITO RECEBER UM VOTO DE CONFIANÇA.
 
CARLOS ENRIQUE FENERO em 28/10/2012 19:01:20
Coitada da nossa cidade Morena ! lamentável
 
Edson Moreira Jaime Junior em 28/10/2012 18:57:04
Euuuuuu jaaaaa sabia que DEUS abençoe bernal campo grande...
 
marcelo oliveira em 28/10/2012 18:54:01
Pessoal não sofremos por antecipação, deixa acontecer só assim poderemos chegar a conclusões a respeito do trabalho do nosso novo prefeito. Que Deus o ilumine e ajude a fazer o melhor por essa população!
 
Leticia Queiros em 28/10/2012 18:48:52
É incrível como neste momento aparecem os profetas de plantão. A administração dará certo, dará errado... quem sabe? Cabe à Câmara realizar seu trabalho de fiscalização e ao novo prefeito administrar em prol da cidade e de seus habitantes.
 
Luciano Mendes e Silva em 28/10/2012 18:47:54
Pessoal não sofremos por antecipação, deixa acontecer só assim poderemos chegar a conclusões a respeito do trabalho do nosso novo prefeito. Que Deus o ilumine e ajude a fazer o melhor por essa população!
 
Leticia Queiros em 28/10/2012 18:47:04
Há Hà! Vai nessa..ele vai ser um ótimo prefeito!Pois DEUS está com ele!!
 
luciana gomes em 28/10/2012 18:41:46
eu estou mt feliz q o alcides ganhou pq sei q ele vai ser um bom prefeito para campo grande
 
cinthia antunes em 28/10/2012 18:40:17
Começou um novo tempo mesmo Sr Jesus, o tempo do desespero e abandono. Sem trocadilhos se apegue a Jesus daqui pra frente!
 
Marcos Souza em 28/10/2012 18:39:50
Boa Sorte Bernal e q o sr. Possa fazer um mandato buscando o melhor para a nossa cidade. Parabéns ao Nelsinho pelo que ele fez em Campo Grande. Que esse pessimismo todo não contamine a próxima administração... Só saberemos se foi uma hora escolha ou não daqui alguns anos.
 
Gilmar Nascimento em 28/10/2012 18:39:47
ESSA É UMA VITÓRIA,COM A CARA DO POVO CAMPOGRANDENSE.PARABENS
 
osmar soares em 28/10/2012 18:37:25
Glórias à Deus pela vitória do Prefeito Alcides Bernal!
 
Julio Goes em 28/10/2012 18:36:24
lamentável, o povo deu à Capital um passo atrás. Que venha a turma de Campinas agora administrar...
 
Robeson Oliveira em 28/10/2012 18:35:48
Parabéns a sociedade de Campo Grande, isto é uma demonstração de que o povo e soberano
 
Leandro Ferreira em 28/10/2012 18:35:31
Glórias à Deus pela vitória do Prefeito Alcides Bernal!
 
julio goes em 28/10/2012 18:34:42
CAMPO GRANDE HIBERNOU HOJE.ACORDA DAQUI 4 ANOS... BOM DESCANSO CAPITAL.
 
Andrey Fontenello em 28/10/2012 18:33:34
É lamentavel que pessoas acostumadas com as armações acredite nisso, Campo Grande não é Dourados. Começou um novo tempo Sr.Antonio.
 
Jesus ribeiro em 28/10/2012 18:32:27
Parabens, Campo Grande News pela puresa e independencia nas suas matérias,
um jornal com claresa e imparcialidade tem o meu respeito, neste momento delicado
que é o pleito eleitoral da Capital sulmatogrossense, o povo de Campo Grande demonstra uma maturidade elevada a respeito de seus governantes politicos, chegou o momento de mudança e aconteceu.
 
Luiz Carlos Charão em 28/10/2012 18:32:15
CAMPO GRANDE VAI SOFRER COM ESSE PREFEITO LAMENTÁVEL... QUERO VER AGORA É ERA ARTUZI 2 - CAMPO GRANDE IGUAL DOURADOS ...COITADA DA NOSSA CIDADE MORENA.
 
Antonio Mendez em 28/10/2012 18:24:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions