A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

28/10/2012 17:40

Alcides Bernal é eleito prefeito de Campo Grande com 62% dos votos

Fabiano Arruda
Alcides Bernal votando pela manhã (Foto: Minamar Jr)Alcides Bernal votando pela manhã (Foto: Minamar Jr)

Com 86,59% dos votos totalizados e faltando apenas 200 urnas, o candidato do PP, Alcides Bernal, já é considerado eleito prefeito de Campo Grande, com 62,91% dos votos apurados. Edson Giroto, do PMDB, tem 37,09% dos votos.

Os votos brancos representam 2% e os nulos 3%. A votação começou às 7h e terminou às 17h, com cinco urnas substituídas e 30 denúncias registradas.

O candidato informou que acompanharia no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a apuração, mas ainda não chegou. A torcida dele já está no local e comemorou a vitória.

Alcides Bernal nasceu em Corumbá e tem 47 anos. Advogado, é casado e tem três filhos.

A carreira política começou por meio do rádio, onde iniciou em 1992 e conquistou popularidade.

O primeiro mandato veio em 2004, quando se elegeu pela primeira vez vereador de Grande. Quatro anos mais tarde, recorde de votação na reeleição: 12 mil votos.

Em 2010, o progressista decide encarar a eleição para deputado estadual e, novamente, consegue votação expressiva. O primeiro mandato na Assembleia Legislativa vem com 26,1 mil votos.

Neste ano, Bernal se lançou como candidato à Prefeitura com o argumento de que tinha conhecimento que pesquisas, até de outros partidos, o apontavam, desde setembro do ano passado, na liderança da preferência dos eleitores entre possíveis candidatos a prefeito.

No período que antecedeu as convenções, sofreu acusações de que não sairia candidato por falta de estrutura financeira e de apoio político.

Meses antes da oficialização da candidatura, seu projeto foi colocado em dúvida por diversas vezes e a especulação de que ele seria candidato a vice de Edson Giroto (PMDB) foi a mais divulgada.

Depois de homologar a candidatura nas convenções do Partido Progressista, outra situação colocou dúvida: a ausência da escolha de um nome para compor a vice em sua chapa. Tanto que o anúncio ocorreu dias depois com a revelação do ex-vereador Gilmar Olarte, liderança evangélica na Capital.

Após sofrer a baixa do PSD, que se colocou ao lado de Bernal antes das convenções e, de última hora, oficializou apoio ao PMDB, Bernal encabeçou uma chapa pura para concorrer ao pleito.

Diante disso, novamente, a candidatura foi apontada como fraca e sem condições de vencer uma eleição que contava com outros seis adversários.

As primeiras pesquisas da corrida pela Prefeitura mostraram Giroto na liderança e Bernal na segunda posição, no entanto, aos poucos, a diferença foi caindo até que o progressista terminou o primeiro turno na liderança dos levantamentos para intenção de votos dos eleitores.

No dia da votação, o candidato do PP recebe 176.288 mil votos, o que corresponde a 40.18% dos votos contra 122.813 de Edson Giroto (27,99%), diferença de 53,4 mil votos.

E se o primeiro turno ocorreu em chapa pura, Bernal passa a contar com apoios de peso como PT, PPS e PSDB no segundo turno. Alianças feitas por conta do “pacto da oposição”, selado pelos candidatos em 30 de junho, que tinha o combinado de formar um bloco para enfrentar o candidato do PMDB.

Com a votação expressiva no primeiro turno, os apoios consolidados, e a igualdade do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão de dez minutos para ambos os candidatos, o progressista demonstrou, em vários momentos, tranquilidade e a segurança de que dificilmente perderia a eleição.

Tanto que sua candidatura resistiu a ataques, em forma de impressos ou vídeos, que o acusaram, entre outros fatos, de receber dinheiro por debaixo da mesa numa negociata.

Alcides Bernal assume como prefeito no dia 1º de janeiro e sua eleição quebra uma hegemonia de duas décadas do comando do PMDB no Poder Executivo da Capital.

Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...


É uma lástima, mas é a vontade da população, infelizmente ainda não sabe o que é POLÍTICA, mas ainda, por o PT está atrás de tudo isso, conforme apresentou o Sr.Delcídio, com grande ênfase em tudo.

Dejanira.
 
DEJANIRA VENTURA RIBEIRO em 29/10/2012 08:24:24
Parabens!
 
Walkley Santos em 29/10/2012 00:13:31
Bernal n vai fazer nd pelo povo campograndense ele n tem experiência nenhuma....
 
Jeniffer Santos Mendes Ribeiro em 28/10/2012 19:49:24
Bernal ganhou e Campo Grande si ferrouuuuuuuuuuuuuuuuu
 
maria eliza da costa freitas em 28/10/2012 18:44:51
Espero que o novo prefeito pense na cidade e que nao crie mais artimanhas para tomar mais dinheiro como é essa vergonhosa taxa de esgoto de 80 por cento sobre o valor da agua, o preço da passagem mais cara do Brasil, a falta de livros nas escolas publicasmesmo com o absurdo que pagamos por eles, ausencia de medicos para atender nos postos, buraqueiras por toda a cidade e que nunca sáo resolvidos por ser a galinha dos ovos de ouro, essa vergonha para a cidade que é o estacionamento do centro onde uma empresa de fora do estado vem aqui explora e leva o nosso dinheiro sem aplicar nenhum centavo no municipio, enfim que finalmente tenhamos uma administraçao que tenha interesse pelo bem estar do povo e deixe a ganancia de lado, e que priorize aos empresarios do municipio.
 
Horlando P. de Mattos em 28/10/2012 18:32:54
Parabens Bernal, vc é nosso!!!!! É do povo, que venha uma nova politica, precisamos de vc olhe pela saude por favor. To contigo sempre...
 
sergio temporim em 28/10/2012 18:28:54
PARABENS...............................
 
RENATO JUNIOR em 28/10/2012 18:26:09
Parabéns Dr. Alcides Bernal, percorremos todo o tempo contigo acompanhando-o pelo facce... Lá discutimos ideias e enviamos sugestões que foram proveitadas sempre.. agradecemos a população de CAMPO GRANDE, pela mudança do sistema... Siga seu caminho , faça uma administração limpa , transparente, um administração que humanize e não cheia de concreto como dos 20 que se vão , faça uma adminstração Humana. Um abraço.
 
Adelina Sampaio Oliver em 28/10/2012 18:26:04
Como diz o ditado popular...Agora esta na mão de Deus...espero que o novo prefeito tenha estrutura e capacidade pra administrar nossa cidade ...apesar de ter atras de si um grande Homem...Gilmar Olarte...
 
ARLETE DE JESUS em 28/10/2012 18:24:38
PARABENS ALCIDES BERNAL!!! VC MERECEU ESTA VITORIA ...
 
daniel santos em 28/10/2012 18:24:27
Agora campo grande afunda,pois esse cidadão nada ira fazer,lamentavel.
 
eduardo kotlewski em 28/10/2012 18:24:25
parabéns espero que faça o melhor pois quem colocou o senhor ai foi sim o povo mas foi o nosso JESUS quem ungiu o coração de cada um de nos para dar esta vitoria faça o melhor por nossa populasão um abraço
 
suely dos santos em 28/10/2012 18:21:14
Todo poder emana do povo..viva a democracia, parabéns Alcides Bernal, parabéns ao povo de Campo Grande, pela feliz escolha.
 
Vânia Nogueira em 28/10/2012 18:20:41
Parabéns, Campo Grande! Vamos abençoar essa renovação que mostra a vontade do Povo! Parabéns Bernal! Deus o abençoe!
 
marya santos em 28/10/2012 18:20:32
Gostaria de parabenizar o prefeito eleito de Campo Grande/MS, que o mesmo faça um governo que a população de Campo Grande esteja em primeiro lugar, espero que cuide muito bem da cidade morena, pois ela é a morena dos meus olhos. Gostaria de ver esta cidade em sua administração em pleno desenvolvimento, ou seja, um verdadeiro canteiro de obras, assim como foi o governo do André Pucinelli a frente da prefeitura. A minha expectativa é que o Senhor Prefeito Eleito consiga acabar principalmente com as filas dos postos de saúde, e que o atendimento seja de ótima qualidade, conforme sua grande promessa de campanha.
 
Alexandre Rodrigues em 28/10/2012 18:20:17
PARABENS PELA VITORIA ALCIDES BERNAL
 
VITOR OLIVEIRA em 28/10/2012 18:19:52
Quero ver daqui alguns anos!
 
Carlos Nunes em 28/10/2012 18:19:36
E o Bernal?? É o nosso prefeito de Campo Grande!!!! Parabéns!!!
 
Dalva Gonçalves em 28/10/2012 18:17:52
E o Bernal???
É o novo prefeito da Capital...
Parabens Alcides Bernal...

A força do povo!!!
 
Luciano Freitas em 28/10/2012 18:16:20
Bernal venceu e Campo Grande perdeu!!!!!!!!!!!!!!!
 
Emerson Camargo em 28/10/2012 18:15:30
PARABENS BERNAL AGORA CAMPO GRANDE ESTA DE CARA NOVA
 
WANESSA IBARRA em 28/10/2012 18:14:23
Parabéns Bernal, que Deus abençoe seu mandato.
 
emilio gimenez em 28/10/2012 18:12:27
Não venceu o melhor, mas venceu a democracia, venceu a vontade do povo! Porém amigos não se enganem, Bernal e sua trupe do PT, vão mostrar porque vieram, eles sonharam com esse momento por 26 anos, quem viver verá!!! Bernal, para ser eleito, fez muitas promessas, fez compromisso com muita gente, agora seus "aliados" vão cobrar a fatura, que será paga com o nosso dinheiro!!!
 
Carolina Sampaio em 28/10/2012 18:10:42
parabéns Bernal.........campo grande necessita de mudanças
 
marta lopes em 28/10/2012 18:10:21
Parabéns você Bernal e ao Gilmar pela vitória, você demonstrou muita convicção e coragem quando enfrentou essa classe elitizada, por isso o povo direcionou a ti, um apoio em massa, pois a grande maioria dos eleitores esperavam a iniciativa de alguém para que mudanças viessem acontecer. Mais uma vez meus parabéns e uma boa administração.
 
Adilson Brum Weiss em 28/10/2012 18:09:53
Renovação! Finalmente! Fico feliz com a vitória do Alcides Bernal e vou torcer pra que seja também uma vitória de Campo Grande... Vamos acompanhar de perto e fiscalizar essa administração.
 
Murilo Delmondes em 28/10/2012 18:08:25
Parabens ao TRE pela eficiência e pela rapidez na apuração .....
 
sergio ramos em 28/10/2012 18:06:11
Contra tudo e Contra todos.... Foi feita a vontade do povo.... Bernal prefeito Eu ja SAbia.......
 
Anderson alvarenga em 28/10/2012 18:05:57
Cada povo tem o governo que merece, agora so resta aguentar as conseguencias de muita corrupcao que devem vir por ai...
 
michael vieira em 28/10/2012 17:59:46
Estou muito triste, pois a nossa cidade está linda e sinto como uma grande perda. Fico mais triste no âmbito da Educação, mas espero que tudo dê certo, espero que continuem administrando bem Campo Grande...mas ver!!!
 
Glaucia Miranda Monteiro em 28/10/2012 17:59:46
vm ver se vai presta!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
angela alencar em 28/10/2012 17:59:13
NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!
 
Messias Alves em 28/10/2012 17:58:55
Novos ventos sopram nossa capital morena, renovação chegando finalmente, juventude, ousadia, coragem prá fazer diferente e melhor, parabéns ao povo dessa cidade que finalmente quebrou as correntes da escravidão.
 
Francisca Marluce Marques de Lima em 28/10/2012 17:58:22
Parabens Bernal!! Agora queremos ver voce trabalhar muito por Campo Grande, mostra pra nós que realmente fizemos a escolha certa.
 
Maria Medeiros em 28/10/2012 17:57:57
"Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia" - Lulu Santos.
Parabéns Prefeito ALCIDES BERNAL. A vontade de poucos não pode sobrepor a vontade da maioria.
 
José Fernandes de Moura em 28/10/2012 17:56:52
E que tenhamos agora um prefeito eleito de forma limpa, e que nos surpreenda de forma positiva.
 
Oswaldo Ferreira em 28/10/2012 17:55:50
Quatro anos de retrocesso.
É uma pena.
 
Afonso Neto em 28/10/2012 17:55:36
Parabensssssssss CAMPO GRANDE estamos melhorando, logico que longe do ideal mas hj demos um passo importante. PARABENSSSSS
 
Alessandro paes em 28/10/2012 17:54:49
Parabéns Bernal, agora é hora de retribuir a confiança que o povo teve em você! Boa sorte!
 
André Serra em 28/10/2012 17:54:11
Parabéns Bernal pelo suscesso da campanha, o povo que mudança.
 
joao alves da silva em 28/10/2012 17:50:56
É isso ai, tem que mudar, chega dessa panelinha.
Parabéns á população de Campo Grande.
 
Julio Martini em 28/10/2012 17:49:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions