ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Entidades exigem que PF libere 18 índios presos e promete mobilização

Zemil Rocha | 01/06/2013 10:04

Manifesto divulgado por entidades dos movimentos religiosos, sociais e populares pede a imediata liberação dos 18 indígenas presos pela Polícia Federal após o confronto na desocupação da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, que estava na posse dos terenas. As entidades, entre as quais a Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário, Central Única dos Trabalhadores e Fetems, prometem intensas mobilizações para conseguir esse objetivo.

“Chamamos aos trabalhadores do campo e da cidade, estudantes, camponeses, indígenas e quilombolas a se somar ativamente às Jornadas Unitárias de Lutas que vão acontecer no Estado nos próximos dias, para repudiar a violência, defender a vida, exigir a demarcação das terras indígenas e quilombola, a implementação de reforma agrária no Estado, para repudiar o latifúndio e o agronegocio, lutar contra o agro-capital e atuar ativamente em defesa da soberania popular”, diz o manifesto.

Na mensagem, os movimentos reafirmam sua “irrestrita e incondicional solidariedade com o Povo Terena” e alega que a ocupação da Fazenda Buriti foi uma responsta à “inação e recuo do Estado e Governo Brasileiro de sua obrigação em fazer cumprir a Constituição Federal no que respeita à demarcação dos territórios indígenas no Estado”. Argumentam que trotou-se de um “legítimo ato de defesa de seus direitos consuetudinários e constitucionais, retomando as áreas que lhes pertence historicamente”.

Nos siga no Google Notícias