Esquerda fica de fora e Bolívia terá 2º turno entre Paz e Quiroga
Bolivianos voltarão às urnas em 19 de outubro
A Bolívia terá no segundo turno das eleições presidenciais o enfrentamento entre o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga, ambos da oposição ao MAS (Movimento ao Socialismo), liderado por Evo Morales. É a primeira vez em 20 anos que o partido esquerdista ficará de fora da disputa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Bolívia terá segundo turno entre candidatos de direita após 20 anos de domínio da esquerda. Rodrigo Paz Pereira e Jorge "Tuto" Quiroga disputarão a presidência em 19 de outubro, após obterem 32,08% e 26,94% dos votos, respectivamente. A votação, que excluiu o partido de Evo Morales do segundo turno pela primeira vez em duas décadas, teve alta taxa de votos nulos (19%), possivelmente influenciada por campanhas do ex-presidente. A disputa, inicialmente esperada entre Samuel Doria Medina e Quiroga, surpreendeu com a ascensão de Paz Pereira. O candidato, apesar de nascido na Espanha durante o exílio de seus pais, concorreu e garantiu sua vaga no segundo turno. A fronteira entre o Brasil e a Bolívia foi fechada durante o pleito para evitar incidentes. O resultado final da eleição será divulgado em até sete dias.
Segundo as apurações preliminares divulgadas por volta das 21h30 (horário de Mato Grosso do Sul) de domingo (17), Paz Pereira obteve 32,08% dos votos, Quiroga com 26,94% e Samuel Doria Medina com 19,93%. Na esquerda, Andrónico Rodríguez tinha 8,11% e Eduardo del Castillo, 3,14%. Os votos nulos, mobilizados por Evo, somaram 19%. O resultado final deve ser divulgado em até sete dias.
A fronteira entre Corumbá (MS) e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez ficou fechada neste domingo (17) para evitar intercorrências durante as eleições. O bloqueio seguiu até 21h, com exceção apenas a emergências previamente autorizadas.
Na Bolívia, cerca de 7,5 milhões de eleitores estavam aptos a escolher presidente, vice, 130 deputados e 36 senadores nas eleições gerais de domingo.
Era esperado que a disputa presidencial fosse acirrada entre os candidatos de direita, Samuel Doria Medina e Jorge Quiroga. Paz Pereira não aparecia como favorito nas pesquisas e surpreendeu ao ir para o segundo turno. O candidato é boliviano, mas nasceu na Espanha enquanto seus pais estavam exilados durante o regime militar.
O último segundo turno nas eleições para presidente ocorreu em 2009 na Bolívia. Os bolivianos voltarão às urnas em 19 de outubro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.