ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Geraldo Resende consulta TSE sobre eleições em Dourados

Redação | 10/11/2010 17:33

O deputado federal reeleito Geraldo Resende (PMDB) consultou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre novas eleições para o comando municipal.

A consulta se refere aos conflitos entre a Lei Orgânica e a Constituição Federal sobre a realização de novas eleições.

Enquanto Lei Orgânica de Dourados diz que é necessário fazer nova eleição sempre que ocorrer a vacância de prefeito e vice nos três primeiros anos de mandato, a Constituição Federal prevê dois casos distintos.

No caso de vacância de presidente da República e vice nos dois primeiros anos, a eleição é direta e será feita 90 dias após aberta a última vaga. Caso a ausência ocorra nos últimos dois anos, a eleição é indireta, pelo Congresso Nacional.

A Constituição se refere às eleições de presidente e vice, mas também diz que a lei orgânica dos municípios deve atender os princípios estabelecidos nas constituições federal e estadual.

Geraldo Resende fez duas perguntas ao TSE: se a lei orgânica está em consonância com a Constituição Federal; e, em caso positivo, a quem compete disciplinar as eleições. O relator da consulta é o ministro Arnaldo Versiani.

De acordo com o deputado federal Geraldo Resende não há prazo para o tribunal responder a consulta.

O Código Eleitoral determina que cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante.

Apesar de não esconder que sonha em um dia ser eleito prefeito de Dourados, Geraldo Resende afirmou ao Campo Grande News que fez a consulta apenas para ter uma noção do que vai acontecer na cidade e que tem o compromisso com os eleitores de cumprir o mandato.

Nos siga no Google Notícias