ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governador veta lei que instituía programa de hortas nas escolas

Marta Ferreira | 22/12/2010 08:17

Outras sete leis foram sancionadas hoje por ele

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) vetou projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que determinava a instituição de um programa de horta nas escolas de Mato Grosso do Sul.

Na justiticativa ao veto, o governador elogia a iniciativa do autor da lei, o deputado estadual Coronel Ivan, mas afirma que ela invade a competência do Executivo ao cria obrigação para órgão da Administração Direta, especificamente para a Secretaria de Estado de Educação, “uma vez que impõe a inserção e a execução de horta comunitária dentro do projeto pedagógico das escolas públicas de Mato Grosso do Sul, em flagrante violação à iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo para dispor sobre a estrutura, ações, atribuições e deveres do Poder Público, ou seja, para definir as diretrizes e dispor sobre o funcionamento da máquina estadual.

O governador argumenta, ainda, que a horta comunitária nas escolas é um excelente laboratório a céu aberto, porém, para isso o professor deve utilizá-la como ferramenta pedagógica e ser mediador do experimento, aplicando técnicas baseadas em princípios ecológicos que respeitem a natureza. “Ocorre que, para a sua manutenção se faz necessário o acompanhamento diário de um técnico, exclusivo para tal atividade”.

A justificativa prossegue dizendo que, em virtude de a rede estadual de ensino não dispor de servidor específico para o exercício dessa função, a Secretaria de Estado de Educação, para não sobrecarregar os trabalhadores da unidade escolar com uma nova incumbência, seria obrigada a efetuar a contratação de pessoal para a execução do serviço.

Ao final, o texto diz que, por conter mácula formal o projeto de lei aprovado não pode receber a chancela do Executivo.

Sancionadas- Além do veto, o Diário Oficial do Estado de hoje trouxe a sanção do governador a 7 leis. Uma cria o dia da Hispanidade em MS, em 12 de outubro, e outra cria o Dia da Consciência Jovem, no último domingo de abril.

Outras duas leis declaram de utilidade pública estadual, a Associação para Integração, Dignidade e Avanço Econômico do Brasil – Idea Brasil, com sede em Campo Grande, e o Instituto Samaritano de Políticas Públicas Albert Schweitzer (ISPP), também em Campo Grande.

Também foram sancionadas três leis que mudam ou batizam logradouros. A primeira denomina Professor Luiz Carlos Sampaio a Escola Estadual do Distrito de Nova Casa Verde, no Município de Nova Andradina e a outra altera o nome do Aeroporto Teruel Ipanema Estância para Aeroporto Complementar de Campo Grande José Teruel Filho.

A terceira lei sobre denominação de logradouros batiza de José Simplício da Costa Marques a rodovia MS-472, no trecho compreendido entre a MS-060 e a MS-267.

Nos siga no Google Notícias