Governo quer desenvolver programa voltado para educação ambiental

O governo estadual enviou para a Assembleia, um projeto que cria a política estadual de educação ambiental, para promover programas e projetos no setor. A intenção é envolver as escolas públicas e particulares, inclusive com os professores tendo formação complementar sobre o assunto.
A proposta segue os princípios descritos na Política Nacional de Educação Ambiental, fixado em lei federal e ainda abre espaço para criação de Sistema e Programa Estadual, que poderá recolher propostas de instituições públicas e privadas, sobre o tema.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) justifica que para criação do projeto, foram feitas mais de 700 visitas em instituições, além de oficinas e fóruns, com a participação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e SED (Secretaria Estadual de Educação).
Os professores nas escolas públicas e privadas terão formação complementar sobre o conteúdo, que vai ser ministrado de forma interdisciplinar, de forma contínua e permanente. O governo estadual, por meio de seus órgãos competentes, fará a supervisão destes programas e atividades de educação ambiental.
As secretarias deverão incluir a inclusão destes programas e trabalhos no Plano Plurianual e Orçamento Anual. Depois da lei sancionada, caberá ao governo estadual fazer a devida regulamentação, em um prazo de 90 dias. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados em plenário.