ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Governo revoga trecho polêmico de decreto sobre Parque dos Poderes

Nyelder Rodrigues | 30/08/2017 23:52
Com revogação, atos não precisarão mais ser autorizados pelo Governo do Estado (Foto: Arquivo)
Com revogação, atos não precisarão mais ser autorizados pelo Governo do Estado (Foto: Arquivo)

O Governo do Estado revogou parte do decreto que regulamenta o uso do espaço no Parque dos Poderes e coloca como condição de manifestações no local a autorização do Executivo, conforme publicação foi feita no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira (30).

A medida foi alvo de polêmica e várias posições contrárias, o que fez o Governo voltar atrás e revogar o inciso V do artigo 2º do decreto, onde é dito que "a realização de concentração de pessoas, eventos ou reuniões, independentemente de sua finalidade, sem prévia autorização da Secretaria de Estado de Governo".

A informação foi confirmada nesta noite pela assessoria de comunicação do Governo e também pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), um dos que se manifestou contrário e questionou a norma, alegando inconstitucionalidade.

Kemp foi avisado por membros da Governadoria que o trecho que causou polêmica será revogado nesta quinta-feira (31). Já os outros trechos do decreto devem ser mantidos. O decreto completo, ainda sem a revogação, pode ser visto clicando aqui.

Uso do Parque dos Poderes - Conforme o documento, a regulamentação se fez necessária "para preservar o meio ambiente, a ordem e a segurança pública". Quem descumprir qualquer uma das regras pode receber multa no valor de 5 Uferms (Unidades Fiscais Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que representa R$ 121, conforme atualização da unidade em agosto.

O governo ainda prevê medidas judicais. Em casos de descumprimento, a PM (Polícia Militar) vai poder fiscalizar e aplicar as penalidades previstas no decreto, "visando a preservação da ordem e da seguranças públicas, cabendo-lhe requisitar à secretaria de Justiça apoio logístico e de pessoal".

A anulação do trecho sobre concentração de pessoas foi oficializado por meio de um novo decreto publicado na edição desta quinta-feira, dia 31, do Diário Oficial do Estado.

*Matéria editada às 7h10 para acréscimo de informação referente à oficialização da anulação.

Nos siga no Google Notícias