ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governo veta programa de prevenção contra jogo "Baleia Azul"

Justificativa é que estes projetos devem ser propostos pelo poder executivo e não legislativo

Leonardo Rocha | 27/10/2017 09:54
Governador vetou os dois projetos por ser competência do executivo e não do legislativo (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)
Governador vetou os dois projetos por ser competência do executivo e não do legislativo (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o programa de prevenção contra o jogo "Baleia Azul", de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que havia sido aprovado na Assembleia. Ele justificou que embora a intenção seja louvável, a matéria só poderia ser proposta pela União ou executivo estadual.

Também se explica que a Constituição Federal estabelece competência para União e estados legislar na defesa da saúde e proteção à infância e juventude, mas que é um ato exclusivo da administração pública, e não do poder legislativo.

O programa previa a prevenção contra o jogo "Baleia Azul", que incentiva jovens a cometerem automutilação e posteriormente até suicídio. A intenção é que haja campanhas e atividades nas escolas, para conscientizar os estudantes.

Entra ações está a realização de uma campanha educativa, com ações durante todo ano e não apenas em datas específicas, com atividades nas escolas, mostrando o perigo aos estudantes de entrar neste jogo. Ainda haveria ações conjuntos entre órgãos públicos e entidade parceiras, como CVV (Centro de Valorização da Vida).

Exames a idosos - O governo estadual também vetou o projeto que obriga a marcação de exames e consultas a pessoas com mais de 60 anos, nas unidades de saúde do Estado, no prazo máximo de 15 dias, restando a SES (Secretaria Estadual de Saúde) controlar as vagas disponíveis.

Também cita que a intenção é louvável, porém lembra que o Estatuto do Idoso já menciona os direitos assegurados a este público, inclusive os voltados a prestações dos serviços de saúde, tendo os estados a possibilidade de criar medidas complementares.

Esta decisão, no entanto, compete ao poder executivo e não legislativo, já que se interfere direto na administração pública, além de propor atribuições aos servidores e órgãos do Estado, que é uma ação privativa do governador.

Nos siga no Google Notícias