ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Grávida poderá remarcar prova física em até um ano para concurso da PM

Governo estadual enviou projeto que prevê mudanças nas regras de concurso para PM e Corpo de Bombeiros

Leonardo Rocha | 29/08/2019 09:49
Prova física da polícia militar e bombeiros no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)
Prova física da polícia militar e bombeiros no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)

O governo estadual enviou para Assembleia projeto que modifica as regras para concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entre as mudanças está a permissão para que a candidata que esteja grávida possa remarcar a prova de aptidão física em até um ano, por não ter condições de fazer a avaliação.

Para isto esta candidata precisa ter um parecer médico que comprove não ter condições de fazer a avaliação, apresentando um requerimento à organização do concurso. Esta medida também se aplica para quem possuir filho nascido em menos de seis meses e não pode participar naquele período desta prova.

Caso a candidata não envie o requerimento no prazo estipulado ou não se apresente para a prova, será considerada eliminada. Se a pessoa tiver o estado de gravidez constatado depois desta prova física, terá sua matrícula suspensa para o curso de formação, mais será garantida reserva de vaga para sua participação na próxima turma.

“Trata-se de um sistema de proteção à maternidade para a candidata”, destaca o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no projeto enviado à Assembleia. O projeto ainda prevê outras mudanças, como a possibilidade de novos exames de saúde, capacidade física 12 meses depois do resultado da antiga avaliação.

“A proposta aumenta de seis para doze meses o prazo considerado para submeter, novamente, os candidatos convocados por ocasião de abertura de novas vagas em curso de formação para ingresso na carreira a estes exames”, explica o governo. Também justifica que em âmbito interno, este é o prazo (12 meses) para novas provas em caso de promoções.

A matéria ainda prevê a exigência de “acuidade visual” mínima, que se trata da capacidade da pessoa enxergar detalhes do ambiente, assim como a forma de objetos. Este fator será avaliado para o ingresso nestas carreiras militares. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário.

Semelhante – Os deputados irão votar na sessão de hoje (29), na Assembleia, o projeto do deputado Evander Vendramini (PP), que também prevê a remarcação dos exames físicos para candidatas grávidas, na área de segurança pública.

A matéria destaca que a prova será remarcada em um prazo não inferior a 30 dias e não superior a 90 (dias) após o término da gravidez. Também ressalta que para ter este benefício, deve ser comprovado por meio de declaração médica e laudo laboratorial.

Nos siga no Google Notícias