A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Março de 2019

27/10/2018 20:05

Ibope e Datafolha veem avanço de Haddad, mas dão vitória a Bolsonaro

Duas últimas pesquisas dos institutos apontaram o candidato do PSL em primeiro na preferência dos entrevistados

Humberto Marques e Guilherme Henri
Ibope e Datafolha veem avanço de Haddad, mas dão vitória a Bolsonaro
Bolsonaro liderou as pesquisas de intenção de voto durante a atual campanha. (Foto: Arquivo)Bolsonaro liderou as pesquisas de intenção de voto durante a atual campanha. (Foto: Arquivo)
Haddad registrou melhora nos índices de institutos no 2º turno. (Foto: Divulgação)Haddad registrou melhora nos índices de institutos no 2º turno. (Foto: Divulgação)

Faltando poucas horas para o início da votação no Brasil –a ser aberta às 8h deste domingo (28)–, foram divulgadas as últimas sondagens do Datafolha e do Ibope sobre as intenções de voto para a presidência da República. As pesquisas apresentadas neste sábado (27) apontam que houve recuo da preferência do eleitorado em relação a Jair Bolsonaro (PSL), porém, ele segue à frente do adversário Fernando Haddad (PT), que registrou avanço nas intenções de voto.

O Datafolha divulgou sua mais abrangente pesquisa desde o início das eleições: foram ouvidos mais de 18 mil eleitores em todo o país. No levantamento, Bolsonaro totalizou 55% dos votos válidos, frente a 45% de Haddad. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com esse resultado, o candidato do PSL seria eleito neste domingo.

Já na votação absoluta, Bolsonaro somou 47% dos votos, contra 39% de Fernando Haddad. Os brancos e nulos representam 8%, enquanto os indecisos ou que preferiram não responderam foram 5%. O instituto também mediu a rejeição dos candidatos: 52% dos entrevistados disseram não votar em hipótese alguma em Haddad, e 45% em Bolsonaro.

A pesquisa tem margem de confiança de 95%, ouvindo exatos 18.371 eleitores em 340 municípios do Brasil entre os dias 26 e 27 de outubro. Ela foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e a Rede Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02460/2018.

O levantamento anterior do Datafolha havia sido divulgada na quinta-feira (25), apontando 56% das intenções de voto para Bolsonaro (que em 10 de outubro tinha 59% e na segunda pesquisa, no dia 18, aparecia com 58%) e 44% para Haddad (41% e 42%, respectivamente) –na contagem dos válidos. Considerando todas as intenções de voto, o concorrente do PSL tinha 48% das intenções de voto, contra 38% de Haddad, havendo 22% de indecisos e 8% de votos brancos e nulos (em margem de erro de dois pontos percentuais).

Na rejeição, Haddad liderava a última pesquisa com 52%, contra 44% de Bolsonaro.

Ibope – Também nesta noite foi divulgada a terceira pesquisa Ibope de intenções de voto para a Presidência da República neste segundo turno. Nela, Jair Bolsonaro aparece com 54% dos votos válidos, contra 46% de Haddad. Na votação total, o concorrente do PSL tem 47%, Haddad 41%, brancos e nulos somam 10% e os entrevistados que preferiram não responder 2%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 26 a 27 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, também em uma margem de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, e protocolada no TSE sob o número BR‐ 02934/2018.

No segundo levantamento do instituto, divulgado em 23 de outubro, Bolsonaro tinha 57% das intenções de votos válidos, ante 43% de Haddad. No primeiro levantamento, o placar era 59% x 51% em favor do candidato do PSL. Nos votos totais, Bolsonaro teve 50% dos votos, contra 52% da pesquisa anterior; enquanto Haddad manteve 37% nas duas pesquisas. Os brancos e nulos oscilaram de 9% para 10%, e o grupo que não respondeu de 2% para 3%, respectivamente.

Ibope e Datafolha veem avanço de Haddad, mas dão vitória a Bolsonaro


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions