ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ibope mostra Bolsonaro com 22% a presidência, seguido de Marina e Ciro com 12%

Pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 1 a 3 de setembro.

Adriano Fernandes | 05/09/2018 19:34
Bolsonaro durante evento em visita a Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Bolsonaro durante evento em visita a Campo Grande. (Foto: Arquivo)

O Ibope divulgou na noite desta quinta-feira (05) a mais recente pesquisa com intenções de voto para a eleição presidencial. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

Devido ao indeferimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia como candidato a vaga presidencial.

O candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece na pesquisa em primeiro lugar com 22% das invenções de voto. Com a margem de erro, tem entre 20% a 24%. Em seguida Marina Silva, candidata da Rede, tem 12% da preferência do eleitorado.

Ciro Gomes, candidato do PDT, também foi pontuado com 12% das intenções. Com a margem os dois candidatos tem entre 10 % a 14%. Geraldo Alckmin do PSDB aparece com 9%. Com a margem de erro o candidato teria entre 7% a 11%.

Com a margem de erro Alckmin está tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). Fernando Haddad , candidato pelo PT tem 6% das intenções, na margem de erro, tem entre 4% a 8%. Ele está tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin na margem de erro.

O candidatos Alvaro Dias do Podemos tem 3% das intenções de voto. Com a margem de erro tem entre 1% a 5%. Alvaro Dias e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. 

João Amoêdo do Novo também aparece na pesquisa com 3% das intenções de voto. Com a margem de erro ele teria entre 1% a 5 %. Ele está numericamente empatado com Álvaro Dias (Podemos) e tecnicamente empatado, dentro da margem de erro com Fernando Haddad (PT).

Em seguida Henrique Meirelles do MDB aparece na pesquisa com 2%. Com a margem de erro ele teria entre 0% a 4%. Ele está tecnicamente empatado, dentro da margem de erro, com João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) e no limite da margem de erro com Fernando Haddad (PT).

Guilherme Boulos do PSOL, Vera Lúcia do PSTU e João Goulart Filho do PPL aparecem empatados com 1% das intenções de voto. Os três candidatos tem entre 0% a 3 % na margem de erro. Eles estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro com Henrique Meirelles do MDB, Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo).

Cabo Daciolo do Patriota e Eymael do DC não ponturam tendo 0% das intenções de voto.

Branco/nulos equivaleram a 21% dos entrevistados. Eleitores que não sabiam em quem votar ou responderam corresponderam a 7% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança da é de 95%. Foram entrevistados 2.002 eleitores eleitores, entre os dias 1 a 3 de setembro.

A pesquisa esta registrada no TSE-MS (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR‐05003/2018.

Caso a eleição vá a um segundo turno, se enfrentariam:

Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)

Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)

Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)

Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)

O Ibope também mediu a taxa de rejeição. Ou seja, em qual candidatos não votaria nas eleições. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. O percentual seria de:

Bolsonaro: 44%
Marina: 26%
Haddad: 23%
Alckmin: 22%
Ciro: 20%
Meirelles: 14%
Cabo Daciolo: 14%
Eymael: 14%
Alvaro Dias: 13%
Boulos: 13%
Vera: 13%
Amoêdo: 12%
João Goulart Filho: 11%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe/não respondeu: 10%

Nos siga no Google Notícias