ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ibope põe Lula e Bolsonaro no 2° turno das eleições para presidente em 2018

Levantamento foi feito entre os dias 18 e 22 de outubro com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros

Leonardo Rocha | 29/10/2017 11:10
Bolsonaro e Lula aparecem no segundo turno, de acordo com  pesquisa Ibope (Foto: Montagem)
Bolsonaro e Lula aparecem no segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope (Foto: Montagem)

A pesquisa realizada pelo Ibope mostra que se as eleições de 2018 fossem hoje (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estaria no segundo turno contra o deputado federal, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), na disputa pelo Palácio do Planalto.

De acordo com o jornal O Globo, que encomendou o levantamento, em qualquer cenário apresentado ao entrevistado, Lula apresenta no mínimo 35% das intenções de voto e no máximo 36%, enquanto que Bolsonaro tem 15% ao enfrentar o petista e sobre para 18%, quando o ex-presidente não aparece no páreo, tendo Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, como opção.

Marina Silva (Rede) aparece na terceira colocação, quando Lula está no páreo, tendo 8%, no entanto se o petista fica fora, ela sobre para 15%, empatando na primeira colocação com Bolsonaro. Já o ex-senador Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito da capital paulista, João Dória (PSDB), apresentam entre 5% e 7%.

Ciro ainda sobre na pesquisa, quando Lula fica de fora, chegando a 11%. O apresentador da Rede Globo, Luciano Huck (Partido Novo), aparece com 5% e 8%, dependendo da participação de Lula, enquanto que o atual ministro da Economia, Henrique Meirelles, pontua 1% apenas se o petista estiver fora da disputa.

Outros nomes são citados na pesquisa, mas não passam de 2%, entre eles Álvaro Dias, Ronaldo Caiado, Chico Alencar e João Almoedo. A pesquisa aponta 18% de brancos e nulos e 5% dos entrevistas que não souberam responder, tendo Lula no páreo, já no cenário contrário, o percentual sobe para 28% (brancos e nulos) e 6% (não sabem responder).

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas as opções ao entrevistado, Lula registra 26%, Bolsonaro 9%, enquanto que Marina 2%. Os demais candidatos como Ciro, Alckmin, Dilma, Michel Temer e Doria, apenas 1%.

O levantamento foi feito entre os dias 18 e 22, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos siga no Google Notícias