Jair Bolsonaro empata com Lula em pesquisa sobre 1º turno
Contudo, o ex-presidente está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral
Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (dia 25), sobre a corrida eleitoral para a Presidência mostra empate entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro para 2026. Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro, levantamento mostra cenário com ambos os candidatos. Lula aparece à frente em cenários com Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. No cenário espontâneo, a maioria dos eleitores ainda não definiu o voto. Em um cenário estimulado, Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente. A pesquisa também simulou cenários de segundo turno com diferentes candidatos. A aprovação do governo Lula é de 42,9%.
Contudo, em 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Portanto, ele não pode ser candidato em 2026.
- Leia Também
- Capitão no centro do xadrez, Renan Contar se impõe como peça decisiva em 2026
- Riedel mantém críticas ao STF e avisa ao PT que ninguém é insubstituível
Já em outros cenários, que colocam Lula em disputa com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista lidera nas simulações de primeiro turno.
O primeiro quadro da pesquisa mostra o levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. A maioria ainda não sabe em quem votar: 47,8%. Lula fica com 20,4%, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 19,8%. Já Tarcísio tem 1,3%.
O segundo cenário é da pesquisa estimulada, que traz os nomes dos candidatos para escolha do eleitor. Jair Bolsonaro ficou com 35,2% e Lula, com 34,8%. Portanto, empatados, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Na terceira consulta, Lula está à frente de Michelle Bolsonaro. O petista tem 35,1% e a ex-primeira-dama fica com 28,9%. Já no embate entre Lula e Tarcísio, o petista surge com 35,1%, enquanto o governador de São Paulo tem 24,5%.
Segundo turno – O levantamento também simulou três possibilidades de segundo turno. O ex-presidente teria 44,4% contra 41,5% do petista. A ex-primeira-dama teria 43,4% e Lula, 42,3%. Já contra Tarcísio, o resultado seria de 41,9% para cada um. A aprovação ao governo Lula é de 42,9%, enquanto 53,6% desaprovam.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025. Para a realização da pesquisa, foi utilizada amostra de 2020 eleitores em 26 estados e Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.