PT aguarda pouso de Riedel para desembarcar do governo

Encontro de despedida - O presidente do PT no Estado, deputado federal Vander Loubet, acredita que na semana que vem as lideranças do partido consigam se reunir com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para comunicar oficialmente a ele a decisão de sair da base de apoio. Os petistas anunciaram o desembarque na semana passada, após Riedel publicar postagem criticando a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda não houve o encontro porque o governador estava em viagem à Ásia desde o começo da semana passada, mas a previsão é de que a comitiva de MS chegue neste sábado (16).
Pacificar tretas - A Prefeitura de Campo Grande criou uma Câmara de Mediação e Conciliação Correcional para tentar pacificar “tretas” envolvendo servidores públicos. O desafio será ouvir os envolvidos e tentar um consenso para pacificar os ânimos acirrados. O trabalho deverá ser concluído em 30 dias, prazo contado da chegada do conflito ao mediador ou conciliador. Os profissionais ganharão remuneração especial pelo trabalho. Ao fim, deve haver acordo, orientação, termo de ajustamento disciplinar ou o caso vai para o caminho do processo administrativo.
Bom pagador - A Prefeitura de Campo Grande publicou contrato de R$ 229.470,00 para a compra de três carros para sortear entre os bons pagadores de tributo no programa “IPTU Dá Prêmios 2025”. Ao longo do ano, a Administração realiza três sorteios para os contribuintes, um já ocorreu, outro está programado para a semana que vem e o último ocorrerá em outubro. Em cada sorteio, oito pessoas são premiadas. Além dos carros, também são entregues motocicletas e eletrodomésticos.
Ela fica - Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do TJMS rejeitaram recurso de advogados e mantiveram decisão que assegura a permanência de Cecília Riskallah no comando da Procuradoria -Geral de Campo Grande. A nomeação dela, publicada em janeiro, foi alvo de questionamento através de uma ação popular pelo fato de não integrar o quadro de procuradores.
Embasada - Os desembargadores se posicionaram contra o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça e decidiram que o cargo é de livre nomeação da prefeita Adriane Lopes, por ser de confiança, apontando que é ao entendimento que prevalece no Supremo Tribunal Federal.
Não falta dinheiro - O ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu fez um panorama da infraestrutura de transportes no Brasil para apontar gargalos e destacou a importância do transporte ferroviário em Mato Grosso do Sul, que foi o tema de audiência na Câmara de Vereadores na Capital.
Não falta dinheiro - Ele disse que financiamento não será um problema para retomada dos trens na Malha Oeste, citando BNDES, Fonplata e BID, além do interesse de empresários. Falta articulação política para cobrar o governo brasileiro a assumir o projeto, segundo Dirceu, e o caminho é promover debates e envolver as autoridades e empresários.
Gigante do sul - O ex-ministro disse que essa também é uma demanda do Paraguai e Bolívia e contribui para fortalecer a integração sul-americana. Segundo Dirceu, esse fortalecimento é essencial para destacar a relevância do Brasil na região, especialmente diante da mudança da geopolítica, com os Estados Unidos se afastando do multilateralismo.
Trilhos no coração - Dirceu falou com entusiasmo sobre o assunto por ter uma ligação afetiva com os trens. Disse ser neto e sobrinho de ferroviários e os trilhos marcaram sua infância, sendo o caminho que usava para caminhar até à escola e os apitos dos trens serem referência para saber as horas. “Nasci e cresci no trilho.” Ele lamentou que só andou de trem fora do Brasil e comparou a valorização que a China dá ao modal, com 40 mil km de trilhos em 15 anos para oferecer uma interligação completa e o trem se tornar o principal meio de transporte.
Democracia digital - O centro acadêmico do curso de direito da UEMS escolheu temas em evidência e não apenas de interesse aos profissionais da área para debater na semana jurídica que será realizada entre os dias 18 e 22. Além de abordar assuntos do mundo jurídico, como os desafios do Judiciário e do Ministério Público, a programação terá palestras sobre inteligência artificial, violência contra a mulher- com várias profissionais que atuam no atendimento às vítimas no sistema de justiça. Para este tema foi convidada a professora Kellyne Laís Laburú Alencar de Almeida, que vai falar sobre os desafios da democracia diante de um mundo com tantas transformações.