ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça Eleitoral sorteia hoje urnas que serão utilizadas em auditoria

Aline dos Santos | 01/10/2016 08:15
Sorteio de urnas será hoje no Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio)
Sorteio de urnas será hoje no Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) sorteia neste sábado, a partir das 9h, as urnas que serão utilizadas na votação paralela, auditoria para confirmar a segurança dos equipamentos.

Serão sorteadas três urnas, sendo uma de Campo Grande. Elas serão retiradas do local de votação e substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais da eleição de amanhã.

O procedimento paralelo acontece no domingo (2), no mesmo dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da OAB/MS ( Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público e fiscais.

Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

O TRE terá apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que vai buscar de helicóptero a urna sorteada no interior.

Nos siga no Google Notícias