ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça manda retirar outdoors que apontavam vitória de Delcídio no 1º turno

Ludyney Moura | 30/06/2014 20:05
O TRE entendeu que houve propaganda eleitoral irregular em matéria de site sobre pesquisa eleitoral. (Foto: Divulgação)
O TRE entendeu que houve propaganda eleitoral irregular em matéria de site sobre pesquisa eleitoral. (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu no final da tarde de hoje mandar retirar os outdoors espalhados pela Capital, com notícia veiculada sobre o resultado de uma pesquisa eleitoral que aponta a possibilidade de vitória do candidato do PT ao Governo do Estado, senador Delcídio do Amaral, no primeiro turno das próximas eleições.

Para o Tribunal houve propaganda irregular do petista. A decisão é do juiz auxiliar, Emerson Cafure que apontou “quebra de equilíbrio na campanha política do presente pleito eleitoral”. Na decisão, o magistrado afirma que “dos elementos trazidos aos autos tenho por presentes os requisitos suficientes quanto à prova inequívoca e a verossimilhança das alegações a ponto de fazer cessar a própria publicidade”. O material publicitário é utilizado por um site de notícias da Capital, também citado na decisão do juiz. 

A denúncia foi feita ao TRE pelo Diretório Regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O Tribunal definiu a retirada dos materiais publicitários até o final do dia, e solicitou que sejam informados os valores gastos com a publicidade, incluindo a quantidade de outdoors e dias da veiculação da propaganda 'ora impugnada'. A multa pelo descumprimento pode chegar a R$ 5 mil por dia, além de prisão pelo crime de desobediência.

Procurado pela reportagem, o senador Delcídio afirmou, por meio de sua assessoria, que apesar de não ter sido comunicado da decisão, não tem responsabilidade sobre a propaganda, feita à revelia do petista para divulgação de uma matéria jornalística, e que deve recorrer da sentença, caso seja mantida a condenação.

Nos siga no Google Notícias