ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Justiça mantém suspensos direitos políticos de André

Magistrado rechaçou alegação da defesa de que houve omissão do Judiciário durante o andamento do processo

Adriel Mattos | 19/10/2021 12:55
Ex-governador André Puccinelli durante entrevista. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Ex-governador André Puccinelli durante entrevista. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A 1ª Vara Federal de Campo Grande negou recurso da defesa do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB), e manteve a condenação por improbidade administrativa e suspensão de direitos políticos por cinco anos pelo episódio das eleições municipais de 2012 em que o então chefe do Executivo estadual foi gravado coagindo servidores a votar no candidato emedebista à prefeitura Edson Giroto.

O prazo para que ele fique inelegível só começa a correr após o trânsito em julgado (quando não cabem mais recursos contra a condenação).

Os advogados do ex-governador sustentaram no recurso que Puccinelli e o MPF (Ministério Público Federal) deveriam ter sido ouvidos antes da emissão da sentença e que a decisão ignorou os questionamentos sobre a incompetência da Justiça Federal e os depoimentos anexados aos autos.

Para o juiz em substituição Dalton Igor Kita Conrado, não houve nenhuma omissão que permitiria a reforma da condenação e que um eventual acordo de não persecução entre as partes sequer foi aventado no decorrer do processo, portanto, também não há motivos para reverter a sentença.

“Portanto, com o pretexto de esclarecer a sentença, o que o embargante pretende é o reexame da questão posta em juízo e a alteração do que ali restou decidido, sendo que isso, porém, não se mostra possível em sede de embargos de declaração”, escreveu o magistrado.

Histórico - O MPF denunciou o ex-governador com base em vídeo divulgado à época, que o mostrava durante reuniões coagindo comissionados a votar em candidatos de sua coligação.

A ação de improbidade administrativa foi ajuizada em janeiro de 2016 e acusava André de coagir servidores comissionados de duas pastas: Secretarias Estadual de Trabalho e Assistência Social e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Turismo.

“Se aquela reunião foi mero encontro de pessoas engajadas na campanha eleitoral de 2012, por que o recorrido fazia ameaças claras de exoneração quando algum comissionado não respondia à sua chamada? Se a reunião não era um ato do chefe do Executivo, e sim de um militante político, qual o porquê da chamada nominal dos comissionados?” questionou o MPF.

Em nota divulgada à época da condenação, a direção estadual do MDB negou as acusações. “O MDB reafirma a sua plena confiança na integridade moral do ex-governador André Puccinelli e na sua consequente e definitiva absolvição nas instâncias recursais”.

Puccinelli confirmou que é pré-candidato da legenda ao Governo do Estado em 2022 e já pediu que seus apoiadores contribuam com seu esforço de retornar ao Parque dos Poderes.

Nos siga no Google Notícias