ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Justiça não falha, resume Bernal ao chegar para depor na Coffee Break

Chamar Olarte para ser seu vice é maior arrependimento de carreira polícia, também afirmou ex-prefeito

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 25/05/2021 14:47
Bernal pega elevador para depor em sala do 4º andar do Fórum de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Bernal pega elevador para depor em sala do 4º andar do Fórum de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Alcides Jesus Peralta Bernal (PP), advogado, radialista e ex-prefeito de Campo Grande, diz ter poucos arrependimentos em sua vida política. Dentre eles, de ter convidado Gilmar Olarte para fazer parte de sua chapa quando se candidatou à Prefeitura e de ter declarado apoio à Rose Modesto (PSDB) para a Presidência da Câmara da Capital, quando os dois eram colega de plenário.

O ex-chefe do Executivo municipal falou dos pesares ao chegar ao Fórum de Campo Grande, na tarde desta terça-feira (25), para depor, como testemunha, em processo resultado da Operação Coffee Break, que investigou “complô” para cassar o mandato de Bernal, em março de 2014.

O ex-prefeito não elencou os motivos dos arrependimentos. Sobre Olarte nem precisa. Hoje preso, após condenação por corrupção, o pastor foi eleito vice-prefeito ao lado de Bernal e segundo a acusação, feita pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), fez parte do conluio entre empresários e políticos para "derrubar" Bernal.

Sete anos após ser deposto, o ex-prefeito diz acreditar na Justiça e por isso, sequer tem acompanhado as audiências, que começaram no dia 18 deste mês.

“Não vi nada, não ouvi também. Confio muito na Justiça, principalmente na divina. Tem o MP [Ministério Público], depoimentos, as escutas, todas as provas necessárias já constam lá [no processo]”, afirmou no saguão de entrada do Fórum.

Bernal diz que hoje enxerga tudo o que passou com mais tranquilidade. “Cada um tem uma missão nessa vida, eu estou cumprindo”.

Para o ex-prefeito, a cassação dele serviu para abrir os olhos da população e tirar do poder quem faz a má política. “Desses que participaram dessa cassação criminosa, dois ou três ainda estão no poder, dois já morreram e o Gilmar Olarte está na cadeia. A justiça, é só uma questão de tempo”.

Coffee Break - A Operação Coffee Break entrou em fase rumo ao desfecho. Depois de ouvidos os 21 réus em ação de improbidade administrativa e 64 testemunhas, o juiz David de Oliveira Gomes Filha, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, finalmente tomará uma decisão.

Com quase 18 mil páginas, o processo vem realizando audiências híbridas por causa da pandemia de covid-19. Já o depoimento dos denunciados tem sido coletado presencialmente, em sala especialmente montada no quarto andar do Fórum de Campo Grande. O cronograma vai até junho.

A operação foi realizada em 25 de agosto de 2015 pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Em 2017, o juiz David de Oliveira Gomes Filhos aceitou denúncia por improbidade administrativa contra 28 pessoas. O pedido era de indenização de R$ 25 milhões.

Nos siga no Google Notícias