ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Lei que prevê 1 milhão de árvores na Capital até 2021 já pode ser votada na Câmara

Vinícius Squinelo | 21/09/2011 08:08

Com a iniciativa de aumentar exponencialmente o número de árvores em Campo Grande, a lei complementar da Prefeitura Municipal que trata do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande foi encaminhado à Câmara de Vereadores e pode ser votada em breve.

Hoje, a Capital possui aproximadamente 153 mil árvores, segundo levantamento da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), e a meta do novo Plano Diretor é que este número chegue a 1 milhão nos próximos 10 anos.

A Capital está acima da média de cobertura vegetal preconizada pela ONU(Organização das Nações Unidas), que é de 12 metros quadrados de área verde por habitantes, chegando a uma média de 73 metros quadrados na área urbana.

O Plano Diretor de Arborização Urbana é considerado um instrumento na política de arborização e gestão do verde e do meio ambiente de Campo Grande e um meio de trazer benefícios de ordem social, econômica e ambiental ao estabelecer ações de orientação, fiscalização e procedimentos para o exercício das responsabilidades com relação à arborização.

De acordo com o secretário Marcos Cristaldo, da Semadur, o novo Plano facilitará as ações corretas da população e do Poder Público ao criar instrumentos jurídicos. O Plano reúne um conjunto de métodos e medidas adotadas para preservação, manejo e expansão das áreas arborizadas nas cidades, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações de interesse das comunidades locais. A partir do inventário das árvores existentes nas calçadas da cidade foram traçadas diretrizes de planejamento, implantação, conservação e administração das árvores públicas.

Além do plantio de árvores, estão previstas campanhas de educação e compensação ambiental.

Nos siga no Google Notícias