ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Lideranças do PMDB pregam candidatura própria para 2014

Zemil Rocha | 25/02/2013 16:47
Líderes do PMDB reunidos esta manhã (Foto: Divulgação)
Líderes do PMDB reunidos esta manhã (Foto: Divulgação)

As principais lideranças do PMDB discutiram na manhã desta segunda-feira (25), no Diretório Regional, a participação do partido nas eleições de 2014, entre outros temas. O presidente regional do partido, deputado estadual Oswaldo Mochi Júnior, mais conhecido como Júnior Mochi, defendeu candidatura própria peemedebista para a sucessão do governador André Puccinelli, bem como o ex-prefeito Nelsinho Trad, que está oferecendo seu nome como opção para a disputa.

Como o PMDB é um partido “com liderança expressiva e diretório bem constituído”, o presidente regional da legenda defende priorização de candidatura própria. “A executiva nem discute a questão de não ter candidatura própria”, afirmou Mochi, após a reunião, defendendo ainda que as decisões relacionadas aos rumos do partido em 2014 sejam tomadas em conjunto com as bases do partido no Estado, buscando “unidade”. Entende que, dessa forma, o partido que vem realizando a “melhor administração pública da história de Mato Grosso do Sul” ficará ainda mais forte.

O ex-prefeito Nelsinho Trad afirmou que a reunião foi muito produtiva e que sentiu, dentro do diretório, o desejo concreto de candidatura própria. Para ele, o partido foi “feliz” em caminhar no sentido de promover o debate com toda a sociedade, envolvendo todos os segmentos, para que a decisão a respeito das eleições de 2014 seja “bastante estruturada”. “O nosso presidente agiu com democracia. O partido está coeso em cima de candidatura própria, mas queremos ouvir os membros do partido no Estado para referendar a decisão final e ganhar força com a união de todos”.

Durante a reunião do Diretório do PMDB também foram abordados temas como realização de encontros regionais, planejamento administrativo e financeiro do partido e questões pendentes do ano passado, relacionadas principalmente às eleições nos diretórios municipais, em cidades como Antônio João, Iguatemi, Costa Rica e Jaraguari.

Na reunião ficou definido que serão realizados seis encontros regionais, cinco no interior do Estado e um na Capital, para discutir os rumos do partido em 2014. A proposta inicial de Mochi era que acontecessem oito encontros, que deverão acontecer de março a maio. “Ainda vamos elaborar o formato das reuniões, os temas abordados e as datas dos encontros, inclusive detalhando os custos”, explicou Mochi.

Em dois casos de diretórios municipais, o de Antônio João e o de Iguatemi, houve prorrogação de 30 dias para definição de que chapa ficará no comando. Dois membros da Executiva regional, Carlos Marun e Vanderley Cabeludo, vão fazer levantamento da situação e expor ao diretório para decisão. Em relação a Costa Rica, o diretório regional decidiu com base artigo 23 do estatuto partidário fazer composição proporcional, com 51% para uma chapa e 49% para a outra.

Além do presidente regional do PMDB, participaram da reunião o senador Waldemir Moka, a vice-governadora Simone Tebet, o secretário estadual de Habitação, Carlos Marun, os deputados federais Fábio Trad e Edson Giroto, o deputado estadual Eduardo Rocha, os vereadores Vandelei Cabeludo e Carla Stephanini, o ex-prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho e algumas lideranças.

Nos siga no Google Notícias