ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Lista põe dois parlamentares de MS entre os "cabeças" do Congresso

Kleber Clajus | 28/07/2014 10:45
Fábio Trad passou de parlamentar em ascensão para "cabeça" no Congresso Nacional (Foto: Divulgação)
Fábio Trad passou de parlamentar em ascensão para "cabeça" no Congresso Nacional (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT) integram lista dos 100 “Cabeças” ou operadores-chave no Congresso Nacional. Divulgado no domingo (27), pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o estudo também considera o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o senador Waldemir Moka (PMDB) como parlamentares em ascensão.

No ano passado, Fábio Trad integrava a lista de parlamentares em ascensão na pesquisa do Diap, junto com o democrata Luiz Henrique Mandetta que permanece no mesmo posto. Ele, que é vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados e candidato à reeleição, passou nesta última edição a integrar o seleto grupo de “cabeças” do Congresso, que em 2010 tinha Dagoberto Nogueira Filho (PT) como representante do Estado.

“Estar entre os mais atuantes e influentes no primeiro mandato é um reconhecimento que me entusiasma e estimula a prosseguir intensificando a atuação parlamentar, principalmente na formulação de leis que melhorem a vida das pessoas”, comenta Fábio Trad, via assessoria de imprensa.

Delcídio do Amaral, postulante como candidato ao governo, está presente na lista há quase dez anos. Antes, o falecido senador Ramez Tebet (PMDB) foi apontado como um dos mais influentes parlamentares no período de 2002 a 2004. Waldemir Moka, por sua vez, entrou na lista dos parlamentares em ascensão neste ano.

Esta é 21ª edição da lista, iniciada em 1994, que visa avaliar a real influência de parlamentares no processo decisório do país.

Diferentes perfis – O estudo também diferencia o perfil dos congressistas considerados “Cabeças” nas categorias: debatedores, articuladores ou organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.

Graduado em direito, Fábio Trad é classificado como deputado “formulador”, ou seja, pertencente a um grupo que possui especialização em um tema para propor projetos e que também tende a ser mais produtivo.

Em contrapartida, o senador petista tem ressaltada a habilidade de “articulador” por seu “trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”.

Cabeças – São considerados “Cabeças”, de acordo com o Diap, parlamentares protagonistas no processo legislativo por sua capacidade de conduzir articulações e votações, “elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

No período de 2012 e 2013, entre os 100 “Cabeças” estiveram 61 deputados e 39 senadores. Já neste ano, foram indicados 63 deputados e 37 senadores. A maioria dos parlamentares pertence ao PT (27) e PMDB (15), tendo os partidos aliados representatividade de 69% entre a elite do Congresso.

Em relação a edição anterior, doze parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes, sendo sete deles novos na lista. Os demais eram considerados em ascensão ou tinham recebido o título de “Cabeças” em anos anteriores.

O Diap representa 900 entidades sindicais de trabalhadores, congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações de todo o país.

Nos siga no Google Notícias