Lula anuncia Aloizio Mercadante para presidência do BNDES
Ex-ministro no governo Dilma, Mercadante era um dos mais cotados para o cargo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na tarde desta terça-feira (13), que o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será indicado como presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) em sua nova gestão.
“Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você e boato de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, confirmou Lula durante evento para conclusão dos trabalhos da equipe de transição de governo.
- Leia Também
- Margareth Menezes aceita convite e será ministra da Cultura no governo Lula
- Ausência de Simone em diplomação de Lula gera estranheza em apoiadores
Atual presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, e responsável pela coordenação do programa de governo de Lula e da coordenação da equipe de transição de governo, Mercadante era um dos mais cotados para o cargo.
O BNDES é um instrumento do governo federal brasileiro criado para proporcionar financiamento a longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia do País.
Perfil - Formado em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre pela Unicamp (Universidade de Campinas), Aloizio Mercadante tem 68 anos e fez parte do grupo de fundadores do PT.
Em 1991, assumiu mandato de deputado federal pela primeira vez; foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1994, que acabou derrotada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2002, foi eleito senador pelo estado de São Paulo e em 2006, concorreu ao governo de São Paulo, mas foi derrotado por José Serra (PSDB).
Em 2011, no primeiro mandato de Dilma Rousseff na Presidência, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia; em 2012, foi indicado para chefiar o Ministério da Educação e em 2014, assumiu a Casa Civil. Em 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff, voltou para o Ministério da Educação.