Lula reduz diferença, mas Flávio segue na preferência do eleitor em MS
Flávio Bolsonaro (PL) mantém a liderança entre os eleitores de Mato Grosso do Sul, mas a vantagem sobre Lula (PT) caiu de 13 para 10,1 pontos percentuais entre maio e julho. Na terceira rodada da pesquisa Campo Grande News/Novo Ibrape, o candidato do PL aparece com 42,4% das intenções de voto, enquanto o petista registra 32,3%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Flávio Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto em Mato Grosso do Sul com 42,4%, seguido por Lula (PT), que registra 32,3%, segundo pesquisa Campo Grande News/Novo Ibrape realizada entre 25 e 29 de julho. A vantagem do candidato do PL caiu de 13 para 10,1 pontos em relação a maio. O levantamento ouviu mil eleitores, tem margem de erro de 3,1 pontos e está registrado no TSE sob o número BR-05913/2026.
Os demais candidatos ficam abaixo de 5%: Ronaldo Caiado (PSD) tem 4,1%; Renan Santos (Missão), 3,3%; Augusto Cury (Avante), 2,4%; Romeu Zema (Novo), 1,7%; Cabo Daciolo (Mobiliza), 1,1%; e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,6%. Os indecisos somam 6,9%, enquanto brancos e nulos representam 5,2%.
- Leia Também
- Três candidatos concentram a briga pelas vagas ao Senado em Mato Grosso do Sul
- Riedel mantém liderança em votos, mas Fábio Trad tem leve avanço em pesquisa
Desde março, Flávio Bolsonaro apresenta pequena oscilação. Na primeira pesquisa tinha 43%; na segunda, 42,8%; e agora aparece com 42,4%. As variações permanecem dentro da margem de erro e indicam estabilidade do candidato ao longo das três rodadas.
Lula, por outro lado, registra crescimento na comparação com maio. Depois de marcar 29,9% em março e 29,8% em maio, chega agora a 32,3%, aumento de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
Entre os demais candidatos, Ronaldo Caiado aparece com comportamento mais oscilante. Depois de registrar 4,1% em março, subiu para 7% em maio e voltou ao patamar inicial, com 4,1%. Romeu Zema também perdeu espaço na comparação mais recente, passando de 4,1% para 1,7%. Renan Santos cresceu de 2,4% para 3,3%, enquanto Augusto Cury passou de 1,8% para 2,4%.
Distância permanece em dois dígitos
Mesmo com o crescimento de Lula, a diferença numérica para Flávio Bolsonaro permanece em 10,1 pontos percentuais nesta rodada.
A pesquisa também mostra redução do percentual de indecisos e votos brancos e nulos em relação à primeira pesquisa da série, embora tenha havido leve aumento em comparação com maio.
O levantamento acompanha exclusivamente o comportamento do eleitorado de Mato Grosso do Sul e não representa o cenário nacional.
A pesquisa do Instituto Novo Ibrape foi aplicada entre os dias 25 e 29 de julho de 2026, com 1.000 entrevistas presenciais em Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Está registrada no TRE-MS sob o nº MS-07190/2026 e no TSE sob o nº BR-05913/2026.




