ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Manifestantes lutam para manter projeto que proíbe soja no Pantanal

Proposta que impediria o aumento da produção agrícola no bioma foi derrubada no início do mês

Gustavo Bonotto e Jéssica Benitez | 18/04/2023 11:53
Manifestantes seguram cartaz com a hashtag "Pantanal Não É Lugar de Soja" durante sessão na Alems. (Foto: Jéssica Benitez)
Manifestantes seguram cartaz com a hashtag "Pantanal Não É Lugar de Soja" durante sessão na Alems. (Foto: Jéssica Benitez)

Manifestação contra o avanço do agronegócio no Pantanal movimentou a Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) durante a manhã desta terça-feira (18). Com a presença de movimentos ambientalistas, professores e estudantes, a ação quer ampliar o debate sobre o projeto arquivado que proíbe a expansão da soja no bioma.

Conforme noticiado pelo Campo Grande News, a proposta elaborada pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT) - que faleceu em 17 de março - e assumida pelo colega parlamentar Pedro Kemp (PT) foi derrubada.

O relator da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), Pedro Pedrossian Neto (PSD), explicou que o arquivamento foi unânime entre os parlamentares, e afirmou que o mérito da proposta não foi avaliado, mas o arquivamento se deu pelo entendimento de que o princípio da “livre iniciativa” seria ferido.

A comissão entende que o bioma do Pantanal já possui legislações que devem garantir sua preservação, o que inclui a delimitação de APPs (Áreas de Proteção Permanente), além do Código Florestal e normas estaduais de zoneamento territorial.

Para Kemp, a manifestação mostra a descontentamento com o arquivamento. "Estamos decepcionados. O estado de Mato Grosso já regulamentou a questão e proibiu a produção agrícola mesmo com apenas um terço do bioma em seu território. É importante a participação da sociedade para que voltemos a debater esse assunto com profundidade, com beneficio das gerações futuras", pontuou.

O parlamentar afirmou que pediu providências ao MPMS (Ministério Público do Mato Grosso do Sul) para reforçar a fiscalização nas áreas mais afetadas. "Sabemos que a soja utiliza muito agrotóxico, e que existem estudos que mostram o prejuízo ao bioma. Apresentei indicação ao MP e ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para fazer frente a isso que pode se transformar em uma nova fronteira agrícola no nosso Pantanal."

Segundo Felipe Augusto Dias, diretor da ONG (organização não-governamental) SOS Pantanal, a produção de soja ameaça a biodiversidade pantaneira. "O pantanal não é lugar de soja. A gente conhece o bioma por 11 características diferentes, além de temos a pecuária extensiva na região. É por isso que estamos preocupados neste debate hoje. Quando a soja é explorada em uma área, ela trás consigo produtos químicos agressivos", disse.

A presidente da CCJR, Mara Caseiro (PSDB) argumentou que a comissão não analisou o mérito da matéria, e sim sua constitucionalização. "Tinha vício de iniciativa sobre leis existentes. Entendo a frustração do deputado, podemos discordar do posicionamento, mas não é uma questão a se discutir".

Histórico - O projeto de lei propunha medidas de proteção ambiental para o Pantanal, por meio da contenção no avanço e expansão de novas áreas de monocultura na região, com exceção de quando a atividade garante a subsistência dos produtores.

A proposta foi apresentada em 21 de março por Kemp e visa também a preservação, através da delimitação e proteção de áreas prioritárias para conservação, promoção de práticas agrícolas sustentáveis, bem como incentivo à pesquisa científica e à educação ambiental voltadas à conservação do bioma e ao desenvolvimento sustentável da região.

Santuário da biodiversidade, o bioma conta com pelo menos 4,7 mil espécies, sendo 3,5 mil espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, algumas delas em risco de extinção.

Nos siga no Google Notícias