ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Marcos Valério afirma que Lula recebeu dinheiro do mensalão, diz jornal

Esquema de corrupção teria pago despesas pessoais do ex-presidente

Aline dos Santos | 11/12/2012 07:13
Lula foi envolvido no escândalo do mensalão em novo depoimento de empresário. (Foto: Arquivo)
Lula foi envolvido no escândalo do mensalão em novo depoimento de empresário. (Foto: Arquivo)

Condenado como operador do mensalão, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza deu novo depoimento à Procuradoria-Geral da República e disse que o ex-presidente Lula sabia do esquema, considerado o maior escândalo político relacionado à corrupção no país. Pela primeira vez o nome de Lula foi vinculado, de forma explícita, ao caso.

Conforme o site do jornal O Estado de São Paulo, Marcos Valério denunciou, em setembro deste ano, que o mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" de Lula. Ele ainda afirmou que o ex-presidente deu "ok", em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada.

No novo depoimento, o empresário partiu para o ataque. Conforme o jornal, ele deu detalhes de uma suposta ameaça de morte que teria recebido de Paulo Okamotto, ex-integrante do governo que hoje dirige o instituto do ex-presidente, além de ter relatado a montagem de uma suposta "blindagem" de petistas contra denúncias de corrupção em Santo André na gestão Celso Daniel. Por fim, acusou outros políticos de terem sido beneficiados pelo chamado valerioduto, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE).

Com o novo depoimento, ele quer obter proteção e redução de sua pena. Valério disse ter passado dinheiro para Lula arcar com "gastos pessoais" no início de 2003. Os recursos foram depositados, segundo o empresário, na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy.

O operador do mensalão afirmou ter havido dois repasses, mas só especificou um deles, de aproximadamente R$ 100 mil. Ao investigar o mensalão, a CPI dos Correios detectou, em 2005, um pagamento feito pela SMPB, agência de publicidade de Valério, à empresa de Freud. O depósito foi feito, segundo dados do sigilo quebrado pela comissão, em 21 e janeiro de 2003, no valor de R$ 98.500.

Nos siga no Google Notícias