ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ministro Fachin nega mais um pedido de liberdade ao ex-presidente Lula

A defesa do ex-presidente ingressou com reclamação no STF, argumentando que a ordem para prender Lula não esperou o esgotamento dos recursos no TRF4

Anahi Zurutuza | 07/04/2018 10:35
Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O ministro Edson Fachin negou neste sábado (7) mais um pedido de suspensão da prisão do Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme apurou a Folha de S. Paulo, a defesa do ex-presidente ingressou com reclamação no STF, argumentando que a ordem para prender Lula não esperou o esgotamento dos recursos no TRF4 (Tribunal Regional Federal).

Conforme o pedido, houve um “temerário desrespeito à autoridade da Suprema Corte”, que, em 2016, ao julgar um pedido de medida cautelar no âmbito de duas ADCs (Ações Declaratórias de Constitucionalidade) que discutem a execução provisória da pena, “assentou apenas a possibilidade” de prisão de condenados em segundo grau desde que exaurida a tramitação nessa instância.

Ainda conforme a Folha, os advogados têm até a próxima terça-feira (10) para apresentar novos embargos ao TRF-4 e pediu uma liminar para suspender a prisão de Lula até o julgamento de mérito das duas ADCs e em caso de negativa, que o ex-presidente pudesse ficar em liberdade ao menos até o julgamento dos recursos no Tribunal Regional Federal.

Trâmite – O juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de Lula e deu prazo para que ele se apresentasse até às 17h desta sexta-feira (horário do Paraná) na PF (Polícia Federal de Curitiba).

A oportunidade de apresentação voluntária é “em atenção à dignidade” do cargo que ocupou. Foi proibida a utilização de algemas.

A ordem de prisão foi expedida depois que o TRF4 confirmou a decisão que Moro deu em julho do ano passado e condenou Lula por ter um apartamento triplex no Guarujá (SP)como pagamento de propina. A Corte decretou pena para 12 anos e um mês para o ex-presidente.

Na quarta-feira (dia 4), com placar de 6 a 5, o Supremo negou habeas corpus, permitindo a prisão após a condenação em segundo grau.

Lula desde quinta-feira (5) está no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP). Nesta manhã ele participa de ato ecumênico em homenagem à Marisa Letícia, que faria 68 anos neste sábado.

Nos siga no Google Notícias