ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Moção contra ministro por restringir exame da mama causa polêmica na Câmara

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 18/02/2014 15:00
Vereadores tiveram debate acalorado por causa de restrição nos exames de mamografia (Foto: Kleber Clajus)
Vereadores tiveram debate acalorado por causa de restrição nos exames de mamografia (Foto: Kleber Clajus)

Causou polêmica, nesta terça-feira (18), a votação de uma moção de protesto pelos vereadores contra o Ministério da Saúde, que restringiu os exames de mamografia. Até bancada petista rachou e se envolveu em um debate sobre a polêmica.

A moção de protesto, apresentada pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS) e pelo vereador Ayrton Araújo (PT), foi aprovada por 18 votos a 2. Só votaram contra os petistas Zeca do PT e Marcos Alex (PT).

A Câmara Municipal se revoltou contra a Portaria 1.253/2013, que restringe a realização de exames a mulheres com mais de 49 anos. Para as pacientes mais novas, o exame só será permitido no caso de estar com a doença.

Para Luiza, a medida prejudica um direito das mulheres, que deveriam ter acesso aos exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O vereador Zeca do PT, que foi governador por dois mandatos, votou contra a moção e defendeu a medida do ministro da Saúde da época, Alexandre Padilha. Ele disse que o ministro apenas reordenou o sistema e fechou o ralo por onde ia o dinheiro público.

O petista não poupou nem o colega de partido, que assinou a moção. “É estranho um vereador do PT votar contra um ministro do partido”, ressaltou.

Ele disse ainda que o CFM (Conselho Federal de Medicina), que condenou a portaria, é uma entidade “atrasada” e “reacionária”.

Araújo rebateu na hora. “Não votei contra o PT, mas o que as mulheres conquistaram por direito”, destacou.

O líder do prefeito, Marcos Alex, disse que a portaria está sendo mal interpretada. Ele defendeu mais cuidado no debate.

Nos siga no Google Notícias