ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Moka preside comissão que vai mudar IR para empresas

Josemil Rocha | 21/02/2013 14:11
Moka disse que já há consenso sobre matérias (Foto: Geraldo Majela)
Moka disse que já há consenso sobre matérias (Foto: Geraldo Majela)

Nesta manhã de quinta-feira, o senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) foi eleito presidente da comissão mista encarregada de emitir parecer sobre a Medida Provisória (MP) 597/2012, que estabelece nova tabela para a tributação pelo Imposto de Renda de participação nos lucros das empresas.

No total, em reunião realizada hoje no Senado, foram eleitos presidentes e vice-presidentes de sete comissões mistas destinadas a analisar medidas provisórias, editadas pelo governo no final do ano passado e no início deste ano, que têm, entre outros objetivos, o estímulo à retomada do crescimento econômico.

A comissão presidida por Moka terá como vice-presidente o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), segundo informações da Agência Senado. O relator será o deputado Luis Alberto (PT-BA), e o relator revisor indicado é o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Ao assumir os trabalhos, Moka ressaltou a importância de as medidas provisórias serem debatidas nas comissões antes de chegarem aos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. “As matérias já estão chegando mais debatidas, quase com consenso”, disse o parlamentar de MS.

Outras comissões

Ainda conforme a Agência Senado, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da comissão que vai analisar a MP 599/2012, que estabelece a compensação, pela União, a estados e municípios de perdas decorrentes da redução de alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Tendo como vice-presidente o senador Romero Jucá (PMDB-RR), Cunha nomeou como relator e relator adjunto da medida, respectivamente, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o deputado Josias Gomes (PT-BA).

A medida institui apoio financeiro a estados e municípios em troca da redução gradual das alíquotas interestaduais de ICMS, até alcançar a alíquota de 4%, em até oito anos. Para Pinheiro, “unificar as alíquotas significa estimular um sistema tributário mais racional e menos oneroso para o setor produtivo”.

A comissão criada para analisar a MP 600/2012, que autoriza a União a conceder à Caixa Econômica Federal crédito de até R$ 7 bilhões, terá como presidente o senador Delcídio Amaral (PT-MS), e como vice a deputada Marina Santanna (PT-GO). O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) foi indicado relator, e o senador Ivo Cassol (PP-RO), relator revisor.

O deputado Paulo Ferreira (PT-RS) foi eleito presidente da comissão que vai emitir parecer sobre a MP 601/2012, que desonera a folha de pagamentos dos setores de construção civil e varejista. A vice-presidente é a senadora Ana Amélia (PP-RS), para quem a medida ajudará a “ativar a economia e estimular o empreendedorismo”. O relator é o senador Armando Monteiro (PTB-PE), e o relator revisor é o deputado Alex Canziani (PTB-PR).

A comissão criada para analisar a MP 602/2012, que autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, tem como presidente o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e como vice-presidente o deputado Lúcio Vieira Lima. O relator indicado é o deputado Beto Faro (PT-PA), enquanto o relator revisor será o senador Aníbal Diniz (PT-AC).

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) e o senador Humberto Costa (PT-PE) foram eleitos, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente da comissão que emitirá parecer sobre a MP 603/2013, que trata de ação emergencial de combate à seca. O relator e o relator revisor indicados foram o senador Lobão Filho (PMDB-MA) e o deputado Alberto Filho (PMDB-MA).

Por último, a senadora Ana Amélia foi eleita presidente da comissão que analisará a MP 605/2013, que provê recursos para compensar descontos aplicados nas tarifas de energia elétrica. O vice-presidente eleito é o deputado Valmir Assunção (PT-BA). O deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) e o senador Lobão Filho foram indicados, respectivamente, para os cargos de relator e relator revisor da medida provisória.

Nos siga no Google Notícias