A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

17/08/2017 15:40

Moka propõe comissão para atender pleitos de pessoas com doenças raras

Anahi Zurutuza
Senador cumprimenta o estudante Patrick Teixeira Pires, portador de doença rara ao fim de audiência (Foto: Luís Carlos Campos Sales/Assessoria de Comunicação do Senador Moka)Senador cumprimenta o estudante Patrick Teixeira Pires, portador de doença rara ao fim de audiência (Foto: Luís Carlos Campos Sales/Assessoria de Comunicação do Senador Moka)

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) apresentou, durante a sessão da Comissão de Assuntos Sociais de quarta-feira (16), um requerimento para a criação de subcomissão temporária para propor iniciativas que promovam a defesa dos direitos das pessoas com doenças raras.

O grupo será formado por dez parlamentares, cinco titulares e o mesmo número de suplentes. O requerimento será votado na sessão do dia 23 de agosto.

Segundo o parlamentar, durante audiência pública realizada na semana passada, vários problemas enfrentados pelos pacientes em relação ao tratamento, principalmente relacionada ao financiamento pelo Poder Público de medicamentos de alto custo, foram expostos.

“Nós temos que tentar organizar essas reivindicações, porque acabam sendo judicializadas. Cada vez que o Ministério da Saúde tem que cumprir uma medida, acaba que o remédio fica mais caro do que se fosse comprado de forma coletiva”, afirmou via assessoria de imprensa.

Moka destacou que o primeiro passo será levar os pleitos das associações de pacientes até o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para pensar numa solução conjunta.

“Cabe lembrar que no Brasil existem pelo menos 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara”, argumenta o senador.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions