ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Líder do PMDB diz que reeleição de Moka é única definição para 2018

Partido diz que começa a definir demais situações a partir de outubro

Leonardo Rocha | 17/07/2017 10:00
Deputado Eduardo Rocha, vice-presidente estadual do PMDB e líder do partido na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Eduardo Rocha, vice-presidente estadual do PMDB e líder do partido na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Eduardo Rocha, vice-presidente e líder do PMDB, revelou que até o momento a única definição do partido para 2018 é a reeleição de Waldemir Moka (PMDB) ao Senado Federal. Ele avalia que somente partir de outubro é que a legenda começa a discutir a sucessão estadual e eventuais alianças.

"A reeleição do Moka é algo definido e consenso dentro do partido, depois só temos indefinições, já que neste momento de denúncias e crise política, não dá para cravar mais nada, qualquer reunião neste momento é perda de tempo", disse Eduardo Rocha.

A direção estadual do PMDB inclusive tinha uma reunião para dia 1° de julho, onde iria anunciar se o ex-governador André Puccinelli (PMDB) concorreria a este cargo novamente, mas o encontro foi adiado. De acordo com os dirigentes "não tinha clima" para qualquer anúncio ou avaliação neste momento.

Até uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre sucessão estadual e eventuais candidatos aos cargos proporcionais foi adiada, para que seja feita em um momento mais oportuno. "Uma pesquisa agora vai retratar o cenário atual, que está indefinido e sem qualquer projeção, todos os partidos aguardam para depois se posicionarem", disse o líder.

Ele citou inclusive eventuais mudanças nas regras eleitorais, seja por meio de reforma política ou até resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Existem questões que devem ser alteradas, como o fim da coligação proporcional, além disto se discute o voto distrital e financiamento de campanha, está tudo indefinido".

Prioridades - A direção do PMDB havia se posicionado que a prioridade era a decisão de Puccinelli, sobre uma eventual candidatura ao governo e se ele recusasse, então começaria a pensar em outras alternativas, como alianças com outros partidos, entre eles o próprio apoio a reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Já havia inclusive iniciado uma conversa com os tucanos e até uma discussão de eventuais cargos na administração de Azambuja, com até a possível indicação do candidato da vice, tendo o nome do atual presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), como o mais cotado.

Entretanto após as denúncias e delação premiada da JBS, a discussão foi parada, para que os partidos esperem o "ajustamento" do cenário político, para que em um segundo momento voltem a discutir internamente quais são as opções para 2018. "A política está parada, o foco agora é as definições de Brasília e a situação econômica", garante Rocha.

Nos siga no Google Notícias