ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

MPE suspende férias de promotor para finalizar trabalhos da Coffee Break

Mayara Bueno | 08/01/2016 08:33
Marcos Alex, coordenador do Gaeco, teria férias até 16 de janeiro. (Foto: Arquivo)
Marcos Alex, coordenador do Gaeco, teria férias até 16 de janeiro. (Foto: Arquivo)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) resolveu suspender as férias do coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o promotor Marcos Alex Vera, para finalizar os trabalhos referentes a Coffee Break. A investigação apura se houve esquema de compra de votos na cassação do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), em março de 2014.

A revogação foi publicada no Diário oficial do Ministério Público, desta sexta-feira (8). De acordo com o documento, ficou sem efeito a Portaria nº 2875/2015, de 18 de dezembro de 2015, que concedia férias de 7 a 16 de janeiro de 2016. O promotor, que já voltou a atuar, nesta sexta-feira, assim como os demais servidores, estavam em recesso.

Ainda segundo o Ministério Público, atos de revogações de férias como este são comuns, em virtude da necessidade de concluir determinados trabalhos investigatórios, como é o caso da Coffe Break.

Em dezembro passado, especulações, depois confirmadas, davam conta de que o promotor deixaria o cargo de coordenador do Gaeco, o que fez o MPE convocar uma coletiva para explicar a situação. A informação era de o procurador-geral de Justiça, Humberto Brites, teria dito que o promotor agiu de forma irresponsável e Marcos Alex teria reagido com xingamento.

Na ocasião da entrevista coletiva, realizada na sede do MPE, o procurador-geral em exercício, Paulo Cezar Passos, disse que Marcos Alex deixaria a coordenação depois da finalização e entrega da investigação a justiça, que deve ocorrer em até 60 dias, afirmou, na época.

O relatório da Coffee Break, que aponta envolvimento de dois ex-prefeitos, empresários e 13 vereadores na suposta compra de votos, foi entregue em dezembro de 2015 e está nas mãos do procurador-geral, Humberto BrittesEste, por sua vez, com mais quatro promotores, serão responsáveis por analisar o documento de 245 páginas, decidir por mais diligências, pela entrega a justiça ou, ainda, pelo arquivamento.

Cafezinho – A operação Coffee Break foi deflagrada em 25 de agosto e resultou, de imediato, no afastamento do então prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), e do ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB). A operação, que ainda deteve empresários e vereadores, surgiu após a imprensa divulgar gravações da ação da Polícia Federal. Lá, a senha para a propina seria a expressão “tomar um cafezinho”.

Os áudios sinalizam a interferência do empresário João Amorim, dono da Proteco Construções Ltda e apontado como líder do esquema, na votação em que os vereadores cassaram Bernal.

 

Nos siga no Google Notícias