ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Mudança em projeto sobre consignados gera críticas de deputados

Emenda apresentada pede que servidor se responsabilize por eventuais encargos futuros

Leonardo Rocha | 21/04/2020 08:37
Votação dos deputados por videoconferência (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Votação dos deputados por videoconferência (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

A mudança no projeto que suspende as parcelas dos empréstimos consignados aos servidores estaduais durante 90 dias, está gerando críticas dos deputados, inclusive dos autores, que não concordam com a emenda apresentada antes da votação.

A emenda apresentada por 11 deputados diz que o servidor interessado nesta suspensão (parcelas) precisa assinar um requerimento, para se responsabilizar por eventuais encargos financeiros futuros, devido esta situação.

Os autores da proposta inicial criticaram a mudança, dizendo que assim mudam o objetivo do projeto. “A emenda, na verdade, acaba com o projeto, descaracteriza o objeto. Quando fala que a suspensão do pagamento das parcelas depende de o servidor assinar um termo de que assume a responsabilidade por eventuais aumentos de valores”, disse Pedro Kemp (PT).

Ele ponderou que “renegociar contratos”, com suspensão de pagamentos, os bancos já estão fazendo aos clientes e que a proposta em tramitação se trata de uma situação diferente. “O projeto original fala em suspensão dos pagamentos por 90 dias sem aumento de juros para os servidores”, argumentou.

Burocracia - Carlos Alberto David (sem partido), que também é autor do projeto, disse que a emenda apresentada só traz burocracia. “Assumindo que se responsabiliza por encargos, circunstância que coloca no colo dos servidores a obrigação de pagar juros e multa (encargos), como se ele tivesse deixado de pagar”, destacou.

O parlamentar lembra que já haverá correção monetária nestas parcelas e que a suspensão (parcelas) não pode prejudicar o servidor. “Desta forma acaba não sendo um benefício, como aconteceu no caso das tarifas de água e luz, mas será um peso nas costas do servidor”, afirmou.

Votação – O assunto já tinha gerado polêmica na semana passada, quando alguns deputados defendiam a votação do projeto na última sessão (16), no entanto foi adiada justamente pela apresentação da emenda, que será avaliada amanhã (22), na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Nos siga no Google Notícias