ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Mutuários fazem campanha contra leilão da Caixa

Redação | 18/05/2009 10:45

A ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação) está fazendo uma campanha sobre os riscos de comprar uma casa própria por meio de leilão da Caixa Econômica Federal.

O diretor da ABMH em Campo Grande, José Carlos Teixeira, afirma a Caixa tem utilizado apelos exagerados para convencer os candidatos a investirem nesse tipo de mercado.

Ele diz ainda que o banco está se aproveitando dos altos índices de déficit habitacional para "desovar" os imóveis retomados em ações extrajudiciais.

Para a associação dos mutuários, ao comprar um imóvel ocupado, o futuro mutuário está, na verdade, adquirindo mais problemas. "Com o tempo, ele acaba descobrindo que o imóvel está, na maioria das vezes, ocupado, transferindo a responsabilidade de tirar o antigo morador para quem comprar o imóvel", diz Teixeira.

Outro lado - O superintende regional da Caixa, Carlos Patay, rebate as informações. Ele diz que quem participa dos leilões tem as informações sobre a situação jurídica do imóvel.

Ele faz ainda uma observação importante: os leilões, que acontecem todos os meses, não têm qualquer relação com o Feirão da Casa Própria.

O Feirão é uma oportunidade de encontrar no mesmo lugar todos os serviços necessários, das imobiliárias aos agentes da CEF, para conseguir o financiamento da casa própria. O evento está programado para o período de 18 a 20 de junho, no Sebrae, na avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

Segundo a CEF, as linhas de financiamento para a casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar, possuem prazo de pagamento de até 30 anos e prestações decrescentes. Os juros variam entre 4,5% e 11,4% ao ano, acrescidos da TR.

Nos siga no Google Notícias