ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Na busca por tempo de televisão, PDT, PR e PSB podem ser decisivos

Wendell Reis | 15/03/2012 17:31

Pré-candidatos estão na briga para convencer partidos que possuem um bom tempo para propaganda

Definidas as pré-candidaturas para a Prefeitura de Campo Grande, inicia-se a corrida por alianças, principalmente por conta do tempo de televisão. Além de levar em conta a estrutura da campanha, devido ao alto custo, os pré-candidatos também se preocupam com o tempo na propaganda eleitoral.

De olho neste tempo, partidos que ainda estão na dúvida quanto à candidatura são os alvos prediletos de quem já decidiu que quer concorrer em outubro. Em Campo Grande, já se declaram pré-candidatos Reinaldo Azambuja (PSDB), Edson Giroto (PMDB), Vander Loubet (PT), Alcides Bernal (PP), Athayde Nery (PPS) e Dagoberto Nogueira (PDT).

Dos pré-candidatos declarados, Dagoberto Nogueira entra na lista dos que já disseram que podem não concorrer por falta de estrutura. A possibilidade enche os olhos dos partidos que pretendem fazer o maior número de alianças e, consequentemente, conseguir mais tempo na propaganda.

Dos 30 minutos do horário político, um terço é divido igualitariamente para todos os candidatos. Já o restante, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), depende do número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos políticos que a integrarem.

Nesta corrida, o PT leva vantagem. Com 85 deputados na Câmara, segundo o TSE, o partido teria direito a 3,25 minutos, seguido pelo PMDB, com 76 deputados e 3,04 minutos de propaganda. Nesta conta, o PP, com quase metade dos deputados do PT, 39, teria, aproximadamente, dois minutos. Uma fusão com o PDT, a exemplo, faria os partidos alcançarem 65 deputados, chegando a quase três minutos de tempo.

A alta representatividade na Câmara e, consequentemente, o tempo adquirido para propaganda, aumenta a cobiça por uma aliança em Campo Grande com o PR, com 36 deputados, DEM, 27 deputados, PSB, 29, PDT, 26, PTB, 21, PPS, 11 e PV, 10 deputados. O PR e o PTB já anunciaram apoio a Giroto. Já o PSB, DEM e PV ainda não decidiram com que se aliar.

Nos siga no Google Notícias